Páginas

domingo, 18 de setembro de 2016

Abobrinha

18/09/2016 – Domingo – Primeiro dia – Trigésima Sétima Semana de 2016.

Com pouquíssimas calorias na sua polpa e muita versatilidade na cozinha, esse famoso legume latino-americano é também uma ótima pedida para as pessoas que sofrem de pressão alta
Arqueologistas da Universidade do Arizona (EUA) afirmam que os primeiros registros da abobrinha são dos anos 5500 a.C. De origem latina, pois surgiu na região que compreende a América Central, ela era recorrente no cardápio da população daquelas regiões. Pelos colonizadores chegou na Europa, onde foi sendo melhorada até se tornar esse legume conhecido hoje.
Segundo a Embrapa Hortaliças, a abobrinha é um legume colhido ainda verde, pertencente à família Cucurbitaceae, assim como a melancia, o melão e o pepino. Quando deixada na planta, ela se desenvolve até formar a abóbora.
Propriedades medicinais
Devido ao sabor suave, é muito versátil na cozinha, mas também uma ótima opção para quem sofre de pressão alta. Isso porque ela possui a niacina (vitamina B3) que favorece a diminuição da pressão arterial, como contou a nutricionista Thaisa Navolar.
Já os pesquisadores da Universidade do Arizona, mostraram que a abobrinha contém traços de uma substância anticancerígena conhecida como tripsina.
Propriedade nutricionais
Qualquer que seja a variedade (italiana ou menina -aquela com uma das pontas mais gordinha), a abobrinha é fonte natural de betacaroteno (um tipo de antioxidante), ácido fólico e vitaminas. "É um alimento de baixa caloria (18 Kcal em uma xícara e meia) e de fácil digestão por ser composta por cerca de 90% de água", revela Thaisa.
O fruto possui ainda fibras, vitaminas A e C - "mas seu cozimento leva a perdas consideráveis dessa vitamina, sendo preferível consumi-la crua ou no vapor", sugere. A cada meia xícara há 0,8 g de proteína, 3,9 g de carboidratos e 1,3 g de fibras. A cada 100 g, a abobrinha supre 4% das necessidades diárias de vitamina A, 28% de vitamina C, 2% de ferro e 1% de cálcio.
Dicas
Ela vai bem com diferentes ingredientes e temperos, entre eles alho, cebola, pimenta, cebolinha, azeite, limão, vinagre, gergelim e manjericão. Entre as receitas, você pode usá-la como ingrediente principal de massas, canapés, sopas e saladas.
Na hora de comprar, a Embrapa Hortaliças ensina: prefira os frutos com o cabinho (pois se conservam por mais tempo) e de, no máximo, 20 cm de comprimento, porque os menores costumam ser mais tenros e saborosos. As melhores safras ocorrem entre julho e dezembro. Fonte: Revista dos Vegetarianos

Patê de Abobrinha e Amêndoas (vegana)
Ingredientes
1 xícara de amêndoas (deixe-as de molho na água durante a noite)
2 abobrinhas pequenas, cortadas em cubos
2 dentes de alho picados finamente
Suco de ½ limão ou a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite de oliva (para regar)
Preparo
Coloque todos os ingredientes em um processador ou liquidificador até formar um purê homogêneo. Regue com um pouco de azeite e sirva.
Fica ótimo com torradas.


Olá pessoal!
Mais uma semana e novos desafios surgiram para mim.
Fiz minha sessão com o Coach Edson Burger, formula do emagrecimento, que me orientou a ficar um mês sem me pesar e contar os pontos.
Confesso que está sendo muito difícil. Acostumada há mais de dois anos fazendo isso, agora me pego preocupada, ainda, se estou ou não comendo os pontos necessários. Isso é uma loucura.
O meu medo é que sem controle eu me alargue nas refeições e volte a engordar.
Desde quinta-feira que vivo esta nova aventura!
Tenho comido normalmente, como se tivesse contando os pontos.
Daqui a pouco será a festa de encerramento das Paraolimpíadas!
Foram dias que, nós os “normais” tivemos várias aulas de superação, força, garra, coragem e motivação. E para nós que só queremos emagrecer isso se torna muito menor.
Vou continuar a postar minhas matérias, pois acho muito importante assuntos novos.
O mais curioso e quero deixar registrado que o fato de não ter que consumir determinado número de pontos, estou menos aflita em comer certo e penso mesmo que tenho comido menos e a fome também diminuiu.
Estou aqui há mais de três anos e é a primeira vez que isso acontece. LIBERDADE, mas tem uma frase depois, muita RESPONSABILIDADE. Estou bem animada ao mesmo tempo.
Tenham uma semana de muita alegria, prosperidade, amor e muita motivação para continuarmos ou em RA ou manutenção.

Boa noite e até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário