Páginas

domingo, 19 de março de 2017

Cinquenta receitas de tapioca para você se deliciar de forma saudável - parte II

19/03/2017 – Primeiro dia – Décima Segunda Semana de 2017.

Conheça diversas opções diferentes para rechear sua tapioca, seja doce ou salgada, e aprenda como fazer a massa da tapioca e outras similares, como a crepioca
Saudável e nutritiva, a tapioca é uma ótima alternativa para quem quer perder peso e manter uma alimentação balanceada, afinal, não contém sódio e nem gordura. Além disso, a tapioca é livre de glúten, sendo uma opção para os celíacos (pessoas que possuem intolerância a glúten).
Muito prática e fácil de fazer, a tapioca substitui os pães e combinada com o recheio certo, forma refeições completas servindo tanto como prato principal quanto sobremesa ou lanche rápido. Sem contar que farinha de tapioca tem uma vasta usabilidade. Ou seja, a goma usada para fazer a massa da tapioca também pode ser usada em outras receitas como bolos e pães.
A variedade de recheios é enorme e por isso esse é um prato fácil de se incluir na alimentação e adaptá-lo ao seu gosto. Os mesmos recheios usados para tapioca, podem rechear outros pratos com a montagem parecida (panquecas, wraps e crepiocas), o que muda é a receita da massa e o valor nutritivo de cada uma delas.
Confira na lista a seguir 50 receitas de tapioca incluindo opções salgadas, doces e outros pratos derivados da tapioca.

Parte II - Recheios doces de tapioca
18. Tapioca de café com doce de leite: essa é uma receita que mistura sabores marcantes e é perfeita para quem gosta de café, pois a massa é feita com esse ingrediente especial. O recheio fica por conta do doce de leite, gerando um equilíbrio com o gostinho amargo presente na massa.
19. Tapioca com maçã e café: essa receita leva ingredientes bem inusitados, porém o resultado final é muito saboroso. A mistura do crocante de nozes e café com a maçã dá o toque especial do recheio. .
20. Tapioca de requeijão e goiabada: o famoso Romeu e Julieta não poderia faltar, pois é um recheio de tapioca bastante tradicional e o resultado é delicioso!
21. Tapioca de banana e leite condensado: é uma prática muito comum rechear a tapioca com frutas, além de gostosa, é uma opção saudável. Nesse caso, não tão saudável pois a receita contém leite condensado, mas a mistura é de dar água na boca. Vale a pena escapar um pouco da dieta e provar!
22. Tapioca de banana, canela e mel: essa tapioca também tem como ingrediente principal a banana, mas combinada com outros ingredientes que são ótimos pares para a fruta: a canela e o mel. A mistura é saborosa e nutritiva, rica em proteínas e sais minerais (principalmente potássio) e com efeito antioxidante (devido às propriedades da canela e do mel).
23. Tapioca de geleia de cupuaçu: outra opção para rechear tapiocas doces é investir nas geleias. Apesar de parecer difícil, é possível fazer geleias caseiras sem muito esforço. Essa opção é de cupuaçu, alimento muito benéfico para a saúde, pois é rico em vitaminas, nutrientes e antioxidantes. Vale inclui-lo na sua alimentação!
24. Tapioca com geleia de maracujá: essa é outra opção de geleia, nesse caso de maracujá, que forma uma combinação refrescante com a tapioca. Uma boa pedida para o verão ou um lanche rápido!
25. Tapioca de morango com leite condensado: essa é uma tapioca que também tem um recheio clássico e delicioso: morango e leite condensado. A tapioca vai bem como lanche da tarde e é super fácil de fazer. Não deixe de testar!
26. Cestinha de tapioca com morango e coco: nessa receita a massa da tapioca forma uma cestinha que é recheada, no entanto, você pode rechear e enrolar a tapioca como preferir. Devido ao formato individual, pode ser servida como sobremesa.
27. Tapioca com doce de abóbora light: essa receita ensina como preparar um doce de abóbora light que fica ótimo como recheio de tapioca e traz consigo aquele gostinho de “casa de vó”.
28. Tapioca com leite condensado com coco: esse é o recheio clássico da tapioca doce. Simples e barata, é uma receita que leva poucos ingredientes e que é fácil de reproduzir em casa. Uma ótima opção de sobremesa!
29. Tapioca de brigadeiro fit: é difícil encontrar quem resista a um brigadeiro, mas ele é considerado um vilão para quem quer emagrecer. Aprenda a fazer um brigadeiro zero açúcar para rechear sua tapioca e comer sem culpa.

Olá pessoal!
Um domingo frio e chuvoso e com isso muito preguiçoso.
Acordei depois das dez horas e passei o dia, até agora, arrumando mais ou menos, a mala que irei levar para a minha viagem para Patagônia no dia 29/03, que está bem próximo.
A palavra certa não é ansiedade, mas talvez uma gostosa expetativa de uma viagem para um lugar frio, que até já conheço, mas que agora farei várias vivencias espirituais, como um dos propósitos que melhor o frio que sinto tanto nos dias mais frescos, como hoje!
Espero até lá emagrecer um pouco mais.
Nesta quinta feira terei uma nova consulta com o Edson Burger e espero que em breve consiga emagrecer essa minha cabeça e definitivamente parar de ter medo ou receio de engordar de novo.
Tenho feito várias atividades e leituras. Vamos que vamos.
Coloquei essa receita, pois achei muito fácil e com certeza deve ser deliciosa.

Receita de bolo de carne, mas sem carne!
Você gosta de bolo de carne? Então o que acha de preparar outro tipo dessa receita, mas sem a carne? Sim, é possível e fica tão saboroso quanto. Este bolo 'de carne' vegetariano é rico em nutrientes, muito saudável, e vai conquistar o paladar de toda a família! Muitas das etapas desta podem adiantadas. O arroz integral pode ser cozido com antecedência, o queijo pode ser ralado antes, assim como as nozes picadas. De fato, a mistura inteira pode ser feita um dia inteiro adiantado, se você deixar na geladeira. Caso você decida deixar de um dia para outro, certifique-se de deixar seu pão no forno assando por mais alguns minutos do que o indicado.
Ingredientes: Esta receita serve de 6 a 8 pessoas.
• 1 cebola média picada
• 1 colher de sopa de manteiga ou óleo
• 2 xícaras de cogumelos finamente picados
• 2 dentes de alho finamente picados
• 1 colher de chá de tomilho seco
• 1 colher de chá de manjerona seca
• 1 colher de chá de manjericão seco
• 1 colher de chá de sálvia seca
• Vinho tinto
• 2 xícaras de arroz integral cozido
• 2 xícaras de nozes finamente picadas ou pulsadas no processador
• 1 xícara de castanha de caju ou amêndoa finamente picada ou pulsada no processador
• 5 ovos
• 1 xícara de queijo cottage
• 100 gramas de queijo parmesão ralado
• 1/2 xícara de ervas picadas frescas, como cheiro-verde, orégano e tomilho
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
1. Pré-aqueça o forno a 180 °C.
2. Refogue a cebola no óleo ou manteiga até começar a amolecer. Adicione os cogumelos e uma pitada de sal e pimenta, e cozinhe os cogumelos até que eles tenham liberado um pouco de água e fiquem macios. Adicione o alho e as ervas secas e continue cozinhando. Quando a panela começa a secar, adicione um respingo de vinho tinto e cozinhe até que tenha sido reduzido. O conteúdo da panela deve estar úmido, mas não muito líquido. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
3. Enquanto você deixa a mistura de cogumelos esfriar, unte uma forma de pão média e forre com papel-manteiga.
4. Adicione as nozes e o arroz a uma tigela grande. Em uma tigela diferente, bata os ovos com o queijo cottage. Adicione a mistura de ovo e queijo com a mistura de nozes e arroz. Em seguida, misture os cogumelos, o queijo ralado e as ervas frescas até que fique bem homogêneo. Prove para ajustar o tempero ao seu gosto. A mistura pode ser mantida coberta na geladeira neste ponto, não mais do que um dia.
5. Encha o recipiente com a mistura de nozes. Bata na mesa ou no balcão algumas vezes para se livrar de quaisquer bolhas de ar, e use uma espátula para suavizar o topo. Decore com fatias de cogumelos, pimentões picados ou nozes inteiras, se assim o desejar. Coloque a assadeira no forno.
6. Asse por cerca de uma hora até que o pão fique firme (um pouco mais se a mistura foi refrigerada). Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos. Depois de decorridos 10 minutos, retire o pão da forma com o excesso de papel-manteiga. Retire a folha de papel manteiga e sirva em um prato, decorado com ervas.

Que tod@s possamos concretizar nossos sonhos, assim como eu a cada dia vou caminhando para ficar mais e mais feliz e inteira.
A nossa semana seja rica, prospera e harmônica.
Até a semana que vem onde estarei escrevendo minha semana antes da viagem e que portanto ficarei mais ou menos três semanas sem escrever, mas que na volta trarei muitas novidades.

Um abraço a vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário