Páginas

domingo, 20 de maio de 2018

MECANISMOS DE QUEIMA


20 /05 /2018 – Primeiro dia – Décima Nona Semana de 2018


As Melhores Formas de Acelerar o Metabolismo
Tudo que coloquei aqui tem embasamento cientifico e trago para você da forma mais simples e intuitiva.
Se você entende direitinho todas aquelas coisas complicadas que influenciam o seu metabolismo, você consegue acelerar ele...
Aqui você vai entender de uma vez por todas a importância de controlar as suas taxas metabólicas (e vai aprender a fazer isso bem fácil).
Tudo começa assim...
METABOLISMO, DE FORMA BEM RESUMIDA, É A VELOCIDADE E EFICIÊNCIA DE FUNCIONAMENTO DO SEU ORGANISMO...
E funcionar melhor significa:
Ter menos barriga e menos retenção de líquidos
Ter menos dores de cabeça
Não precisar de um cafezinho depois do almoço
Ter pressão arterial normal
Estar longe de doenças crônicas e degenerativas
Não precisar de remédio para dormir
Assim, um corpo que recebe os nutrientes certos, nas horas certas, na quantidade certa tende a funcionar melhor.
Esses nutrientes são as principais fontes de energia para o corpo funcionar. Esses nutrientes fornecem principalmente: calorias dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e água
Aqui nesse post você vai aprender as 3 principais formas de QUEIMA do seu corpo e como potencializar essa queima com dicas simples.
AS 3 PRINCIPAIS FONTES DE QUEIMA DO CORPO
1) Metabolismo Basal - (70% da queima diária)
O metabolismo basal é responsável pela maior fonte da queima do corpo no dia a dia.
Ele representa a quantidade de calorias que o organismo gasta para se manter vivo, o que significa, por exemplo, regular os batimentos cardíacos, manter a frequência respiratória, controlar a temperatura do corpo, garantir o funcionamento dos órgãos, manter o cérebro vivo etc. Basicamente, o que mais influência esse metabolismo basal são os nossos hábitos, a quantidade de massa muscular que temos e também a nossa carga genética.

2) Atividade Física - (20% da queima diária)
É a energia gasta durante atividades físicas. Isso significa movimentos que executamos todos os dias, como se levantar, se vestir, tomar banho, até ir para academia, nadar, andar de bicicleta, fazer escalada ou fazer uma aula de crossfit, por exemplo.

3) Termogênese dos alimentos - (10% da queima diária)
É a energia gasta que o corpo utiliza ao quebrar um alimento para absorver os nutrientes. Em outras palavras, é a energia que o corpo gasta para transformar o alimento em energia que os órgãos vão utilizar. Sim, gastamos uma quantidade considerável de energia para quebrar determinados tipos de macronutrientes quando nos alimentamos. É justamente aqui nesse ponto que você vai entender como aumentar o consumo de determinados alimentos vai aumentar seu gasto energético. Sim, essa parte tem a ver com aqueles famosos alimentos termogênicos.

O EQUILÍBRIO ENERGÉTICO
Conhecendo essas 3 principais formas de queima do corpo, até que faz sentido pensar que aumentando a quantidade de atividade física e fechando a boca (diminuindo a ingestão de alimentos) você vai emagrecer.
Afinal, se você correr 1.000 km todos os dias (SIM, eu estou exagerando...), e não ingerir nenhum alimento no percurso, com toda certeza você vai emagrecer, até, provavelmente definhar com 40 kg de massa corporal.
Isso é meio que óbvio, né?
Isso faz sentido porque é uma lei básica da termodinâmica...é o tão conhecido equilíbrio energético.

PORQUE PENSAR NO EQUILÍBRIO ENERGÉTICO ATRAPALHA SEU EMAGRECIMENTO?
Enfim, faz sentido esse pensamento de equilíbrio energético. Afinal, contar calorias é simples e fácil. Se eu gasto mais que consumo, vou emagrecer...isso faz SIM muito sentido.
Só que, além da matemática, o corpo é também é formado por bioquímica e é aí que a a balança energética não funciona muito bem.
Fica fácil entender isso, por exemplo, quando você fecha a boca numa dieta de fome. O seu metabolismo basal funciona pior (porque está faltando nutrientes) e você acaba queimando menos.
Como eu te mostrei ali em cima, a maior taxa de queima do corpo vem do Metabolismo Basal. Por isso, se você simplesmente entrar numa dieta de fome, o famoso fechar a boca, você vai diminuir seu metabolismo basal e por isso vai gastar menos energia para se manter vivo.
Para exemplificar como isso é verdade, basta pensar num urso hibernando...ele fica sem comer e, ao mesmo tempo, fica com a taxa de metabolismo praticamente a zero.
Além disso, o corpo é uma máquina maravilhosamente bem desenhada no sentido de manter a homeostase. Quando você começa a fazer exercícios para gastar mais calorias, você tende, mesmo que discretamente, a comer um pouco a mais. Isso é tão imperceptível que mesmo sabendo que acontece, muitas vezes você não vê.
Por isso, ao praticar atividades físicas, quando você não mede o que come, são grandes as chances de você comer além da conta justamente por estar fazendo exercícios (e esse é um dos motivos de quem malha não conseguir emagrecer como gostaria).
Por isso tudo, fechar a boca (sem contabilizar quantidades) e focar em exercício para emagrecer não é exatamente a melhor maneira de você ficar magra e forte...ou de chegar aos 90 anos com disposição e energia.
“Então qual a melhor forma de acelerar o metabolismo para queimar mais gordura e ganhar massa magra? ”
A melhor forma de emagrecer com saúde (perder gordura e ganhar massa magra) é melhorando seu metabolismo basal.
Praticar exercícios te deixa longe de doenças crônicas e degenerativas, melhora sua circulação e amplia o transporte de nutrientes, aumenta a massa magra (o que melhora seu metabolismo basal. Ou seja, o ganho de massa magra promove uma melhora marginal no seu metabolismo). Durante (e após) a prática de exercícios físicos, você libera endorfinas, aumenta o poder de queima do corpo e em geral contribui para uma boa noite de sono e recuperação. Assim, praticar exercícios é talvez a principal intervenção que você pode fazer na sua vida para uma saúde mais leve e feliz.

CONSUMIR ALIMENTOS TERMOGÊNICOS GANHO MARGINAL)
Exemplos como proteínas, pimenta, gengibre, açafrão, chá-verde, café e vários outros também promovem ganhos marginais no aumento do metabolismo basal. Mesmo não sendo o principal fator de queima, eles ajudam sim no aumento do metabolismo basal. Sei que muita gente coloca todas as fichas no alimento do momento. Naquele termogênico em alta que vai queimar tudo como um passe de mágica. Se esse é o seu caso, desculpe te frustrar aqui. Diferente do que a indústria de shakes e pílulas mágicas te fazem acreditar, os alimentos termogênicos da moda vão contribuir sim no emagrecimento, mas de forma acessória. Pílula mágica definitivamente não existe!
  
CONTROLE DA ALIMENTAÇÃO - (PRINCIPAL FATOR DE QUEIMA)
A alimentação é definitivamente o principal fator para você melhorar seu metabolismo basal. Com o controle adequado do que comemos, é possível deixar o metabolismo tinindo, emagrecer e ficar forte e saudável.
A ideia por traz disso é a de levar os nutrientes certos na hora certa para que os órgãos utilizem, na quantidade certa para cada célula do seu corpo.
Nutrientes, macronutrientes, calorias, fibras, minerais, quantidades limite e vários outros conceitos por traz de um controle correto da alimentação pode parecer muito complexo...e na verdade. É BEM COMPLEXO SIM!
Por isso, a partir de agora, vou te apresentar de forma simples como aprender a fazer esse controle da alimentação vai te dar liberdade para comer o que quiser e ainda poder emagrecer (acelerando o metabolismo basal).

CALORIAS: A BASE DE TUDO - João da Silva
DEFINIÇÃO: Uma caloria é a energia que seu corpo gasta para elevar 1 grama de água em 1 grau Celsius. Podemos reescrever essa parte chata como sendo a medida da energia utilizada pelo nosso organismo funcionar.
Talvez você, assim como eu, já deva ter feito alguma dieta contando calorias.
Até pode ter tido um resultado no curto prazo, só que não conseguiu levar adiante de forma sustentável, correto?
SABE PORQUE?
A simples equação que relaciona as calorias que entram e as calorias que saem nos diz que, se você comer menos calorias do que queima, perderá peso.
Num primeiro momento isso é verdade SIM!
Aquele caso da pessoa que saiu andando 1000km sem comer nada, ela fatalmente perde peso.
Fatalmente! Considerar esse balanço calórico é arriscado e normalmente é o principal motivo de fracasso das dietas que contam apenas calorias.
"O excesso de Calorias, quando não armazenado como glicogênio nos músculos e no fígado, é armazenado principalmente na forma de gordura corporal"

NO CORPO, EXISTEM 2 ESTADOS DE EQUILÍBRIO QUE SÃO MUTUAMENTE EXCLUDENTES.
A) Equilíbrio Calórico Negativo
É o estado em que um indivíduo usa MAIS calorias do que consome. Como estas calorias vêm da decomposição dos tecidos do corpo, um balanço calórico negativo SEMPRE resulta em perda de peso no médio prazo.

B) Equilíbrio Calórico Positivo
É um estado em que mais energia é consumida através de comida e bebida do que está sendo utilizado para produzir reações bioquímicas ou movimentos corporais. Nesta situação, as calorias extras consumidas são convertidas em formas de armazenamento. Os 3 tipos mais comuns de armazenamento dessas calorias são gordura, músculo e glicogênio. Também conhecido como dieta hipercalórica, este equilíbrio calórico irá SEMPRE resultar em ganho de peso.
"Para maximizar nossas chances de emagrecer com saúde (com ganho muscular e perda de gordura) devemos saber quando e como inserir um estado hipo ou hipercalórico no nosso dia a dia"
EMAGRECER NÃO É PERDER PESO! EMAGRECER é GANHAR MASSA MAGRA E PERDER GORDURA!
Tanto a ciência quanto a prática mostraram que perder de 500g a 1kg por semana perecem ser valores ótimos no início de um processo de emagrecimento. Esses números se aplicam à maioria dos indivíduos na maioria das circunstâncias.
Se a perda de peso é muito maior do que 1kg por semana, então além de gordura as pesquisas apontam perda de massa muscular, o que não é recomendado quando o foco é emagrecer com saúde.
Isso porque a perda muscular é prejudicial para o metabolismo, impacta negativamente na aparência e na força. Dietas excessivamente agressivas podem não ser desejáveis para aqueles que buscam ficar de bem com o espelho e com a saúde.
E aqui vem uma reflexão…
Há quanto tempo você vem fazendo ISSO TUDO com o seu corpo? Há quantos anos você não se cuida? Há quantos anos você tenta mudar DO DIA PRA NOITE com uma dieta agressiva? Você consegue ver que isso é um grande tiro no pé?
Olhando do outro lado da moeda é a mesma coisa. Quando malhamos para ganhar músculos, aumentar 500g a 1kg por semana é bem aceitável em muitas situações. Ganhar mais do que isso provavelmente estará sendo acompanhado com um bom acúmulo de gordura.
Isso tudo está rodeado de um conceito que já cansamos de mostrar aqui: para perder ou ganhar peso, a forma mais fácil de fazer os ajustes que o corpo precisa é aumentando ou diminuindo a ingestão de calorias. Faz sentido isso! O ajuste dos outros parâmetros, como macronutrientes, fibras e minerais é que vai fazer a diferença do resultado final.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO METABOLISMO? PRINCIPAIS PONTOS E DICAS DO MUNDO REAL - SOBRE O SEU METABOLISMO
Equilíbrio de calorias é dado pela proporção das calorias queimadas em relação às calorias consumidas nos alimentos
De todos os princípios da dieta para a composição corporal, matematicamente, o equilíbrio calórico é o mais poderoso
Músculos crescem mais rápido em uma dieta hipercalórica
Gordura queima mais rápido em uma dieta hipocalórica
Medir o seu peso corporal (se pesar) de duas a três vezes por semana são os melhores indicadores de equilíbrio calórico.
Se o objetivo é ganhar peso, considere aumentar até um quilo por semana (é aceitável para ganho muscular na maioria das pessoas)
Quando o objetivo é perder peso, considere eliminar até um quilo por semana (esse limite é indica perda de gorduras em vez de músculos para a maioria das pessoas)
CONTAR CALORIAS???
COMO FAZER ESSA MATEMÁTICA DE CALORIAS SER MAIS SIMPLES E MAIS FÁCIL
A simples equação calorias que entram e calorias que saem nos diz que, se você comer menos calorias do que queima, perderá peso. Matematicamente é verdade, mas, como já começamos a ver, há mais em nossos corpos do que energia que entra e energia que sai.
Ao comer os tipos corretos de calorias (sim, existem diferentes tipos...E TIPOS MUITO ERRADOS), você não apenas obterá resultados surpreendentes, mas também aprenderá mais sobre sua nutrição, seu corpo e sua mentalidade... MUITO MAIS do que algum dia você imaginou.
Sim, contar calorias é um ótimo lugar para começar! Só que além de apenas olhar para as calorias como a chave para alcançar seus objetivos individuais, você pode fazer um controle MUITO MAIS SIMPLES.
Construir músculo, com energia durante todo o dia, sentir-se abastecido e forte para treinos e, finalmente, se livrar de qualquer ansiedade ou culpa em torno da comida. Essas são apenas algumas das muitas coisas incríveis que nossos membros do acompanhamento individual estão realizando todos os dias.
E eles realizam isso de forma simples e fácil porque, ao invés de focar nas calorias, olhamos além...
Sabemos que as calorias são a primeiro ponto para saber se o corpo vai ganhar ou perder gordura...
Comendo MUITO além da conta nós armazenamos gordura. Comendo MUITO pouco ou quase nada nossos corpos queimam gordura e músculos como combustível, diminuindo o metabolismo basal.
Quando se trata de perda de PESO, as calorias comandam.
Quando se trata de perda de GORDURA CORPORAL, equilíbrio hormonal e aumento ou preservação da massa muscular, o controle das macros é que manda!
O bom disso é que quando nos concentramos em macros, em vez de calorias sozinhas, nós asseguramos que o corpo receba exatamente o que ele precisa para preservar músculos (obrigado proteínas), tenha energia suficiente para o exercício e o dia a dia, cuide da recuperação e do metabolismo (graças aos carboidratos) e viva bem equilibrado na parte hormonal (graças à gordura).
Percebeu agora a diferença entre olhar para calorias e olhar para macros?
Se focarmos em calorias negligenciamos cada uma das tarefas específicas que as macros executam e limitamos nosso metabolismo, a velocidade com a qual nós queimamos gordura e a quantidade de músculo que preservamos.
A vantagem é que contar macros é bem simples e fácil, e fazendo isso você não precisa contar calorias. Quando você conta suas macros suas calorias serão calculadas automaticamente. Não há nada mais simples e eficiente!
80% DOS SEUS RESULTADOS DE QUEM ACOMPANHO INDIVIDUALMENTE VÊM DA CONTAGEM DE MACROS...
...e consequentemente da contagem de calorias. Porque com isso você garante tanto a quantidade de energia que você precisa para perder gordura (e não perder músculo) quanto para o bom funcionamento do seu metabolismo (com a quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos na proporção certa de que o corpo precisa).
Espero que você tenha gostado. Para aprender mais sobre metabolismo, macronutrientes e emagrecimento saudável, responda a pesquisa acima, e assim vou saber que esse é um tema do seu interesse. Um grande abraço! Tiago Batista

Olá pessoal!
Coloquei essa matéria para quem quiser ter uma nova maneira para emagrecer.
Gostaria de experimentar, mas estou sem grana para assinar novo programa.
Gostei da maneira como Thiago explica.
Tenho lido muitos artigos dele e tenho gostado muito. Mas continuo com a Formula do Emagrecimento definitivo, pois ainda tenha a assinatura. Também gostei do modo como Edson Burger coloca sua técnica.
Bem, tenho deixado por aqui sempre algumas boas sugestões de RA.
Que tenhamos uma ótima semana e bem mais magra!
Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário