Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

A importância das frutas e sua utilização


As mais energéticas: açaí (495 kcal em 1 tigela pequena), abacate (235 kcal em 1/2 unidades), caqui (90 kcal por unidade) e figo (90 kcal por 3 unidades)
As menos energéticas: melão (20 kcal em 1 fatia) e pêssego (25 kcal em 1 unidade)
As mais ricas em fibras: açaí (35 g em uma tigela pequena) e goiaba (10 g em 1 unidade)
As mais ricas em carotenoides: manga (3600 mcg em 1 unidade), caqui (1800 mcg em 1 unidade)
As mais ricas em vitamina E: abacate (230 mg em 1/2 unidade), açaí (90 mg em 1 tigela pequena)
As mais ricas em potássio: banana (350 mg em 1 unidade) e uva (296 mg em 1 xícara)
As mais ricas em vitamina C: goiaba (370 mg em 1 unidade) e morango (110 mg em 1 xícara)
As mais ricas em cálcio: açaí (236 mg em 1 tigela pequena) e tangerina (40 mg em 1 unidade)
As mais ricas em magnésio: abacate (100 mg em 1/2 unidade) e banana (30 mg em 1 unidade)
As mais ricas em ferro: açaí (25 mg em 1 tigela pequena) e amora (5 mg em 1 copo médio)

Frutas para esportistas
Os esportistas estão sujeitos a algumas condições que podem ser prevenidas e aliviadas com as frutas:
Anemia: açaí, amora, carambola.
Artrite: abacaxi, ameixa e maçã.
Cãibras musculares: banana, laranja e melão.
Diarreia: maçã sem casca e banana-maçã
Digestão pesada: combinar as refeições pesadas com o abacaxi
Prisão de ventre: maçã com casca, ameixa e figo.
Fadiga: banana, uva e figo.
Retenção de líquidos: a maioria das frutas, por possuir potássio, pode provocar maior perda de líquido.
Baixar o colesterol: maçã, pera, abacaxi e pêssego.
Ameixa, tônico antiestresse.
Contém alta quantidade de fibra sorbitol que estimulam o movimento intestinal e favorecem a evacuação. Dependendo da coloração da fruta, a quantidade de vitaminas que possuem pode variar: as claras são as mais doces e ricas em carotenos, e as com coloração escura contêm mais ferro. Sua riqueza em vitaminas B e C torna essa fruta uma aliada contra o estresse e o suco de ameixa alivia a gota, o reumatismo, a artrite e problemas articulares.
Damasco, a fruta da pele.
Tem alto teor de caroteno (provitamina A), vitamina que previne o câncer, regenera os tecidos, e favorece o bronzeado. É rica em ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e C. Um verdadeiro coquetel contra a fadiga. E só tem 47 kcal.
Figo, para os ossos.
Tem cálcio, por isso, é recomendado para esportistas e ajuda a prevenir a osteoporose. Contém benzaldeido, um agente anticancerígeno, flavonoides e uma enzima chamada ficina que ajuda a digestão das proteínas. Além disso, possui ferro, potássio e fibra. As avós utilizavam o látex branco (líquido que sai da planta ao ser cortada) para eliminar as verrugas. Na Ásia, o figo é considerado um afrodisíaco natural.
Maçã, o presente de Eva à saúde.
Ela é rica em fibra solúvel, regula o colesterol, protege o coração e equilibra a função intestinal, tanto no caso de diarreia como de prisão de ventre. Contém vitamina C, potássio e é hidratante.
Banana, a barrinha energética.
É o alimento dos campeões. Uma comida rápida, ideal para recarregar as energias. Quanto menos maduras, mais ricas em amido. A banana previne as cãibras musculares por sua riqueza em potássio. Também tem magnésio e vitamina B6, vital para levantar seu ânimo e ajudar no metabolismo do corpo.
Melão, o diurético mais natural.
É típico das frutas de verão. É rica em potássio (diurético), betacaroteno, vitaminas e com poucas calorias. Quanto mais amarelo o melão, maior é a quantidade de carotenos - responsáveis pelo cuidado de sua pele, melhorando também o seu bronzeado. É considerada uma fruta anticoagulante e um aliado na prevenção de trombose e infartos.
Pêssego, a fruta saborosa.
Rica em vitamina C e potássio. Regula o intestino, pois é rico em fibras. Tem baixo teor calórico.
Açaí, o pentacampeão.
Esta frutinha amazônica, muito badalada entre os esportivas, sem dúvida nenhuma é pura energia! Rico em vitamina E, o açaí pode ser considerado um poderoso antioxidante. Além de ser rico em cálcio e ferro, que auxiliam na efetiva contração muscular. O alto teor de fibras pode ser ainda maior quando na tigela de açaí vai granola misturada.
Nectarina, o pêssego de pele suave.
É uma fruta muito parecida com o pêssego. Contém provitamina A, vitamina B3, ácido fólico, potássio e fibra. Ajuda a regular o colesterol.
Pera, para refrescar.
A pera é uma fruta que deve ser ingerida madura. É rica em pectina, fibra que regula o intestino melhorando a flora intestinal; contém minerais como o selénio (antioxidante), zinco (aumenta a imunidade) e potássio (diurético e hipotensor). Para os esportistas é uma fruta muito completa.
Abacaxi, para digestão.
A cozinha oriental combina pratos com carnes e abacaxi porque favorece a digestão das proteínas. Essa fruta tem uma enzima chamada bromelina. É rica em vitamina C.
Melancia, menos calorias.
Se seus problemas são os quilinhos a mais, encha sua geladeira de melancia. Você vai poder comer quantos pedaços quiser, pois é a fruta que tem menos calorias (18 kcal/100 g). É rica em água, fibra, potássio (diurético), vitaminas A, B6 e C e magnésio.
Uva, limpa seu corpo das toxinas.
Uma das frutas que trazem mais benefícios para a saúde. É remineralizante, diurética, depurativa, energética. Contêm taninos adstringentes, polifenois, resverastrol (principalmente nas uvas escuras) e substâncias com capacidade antitumoral. Uma alimentação rica em uvas garante boa saúde e limpa seu organismo de toxinas.


Terceiro dia – 26/08/2013

Olá!
Cá estamos em mais um dia de treinamento para emagrecer.
Hoje, como falei ontem, tomei o café da manha as 08h:20min, com os mesmos alimentos.
Acordei com um pouco de preguiça e não fui caminhar, mas corajosamente fui à aula de hidroginástica.
Antes assisti um tempo do programa da Ana Maria Braga que tratou de emagrecimento.

Não sou muito fã do programa, mas essa matéria foi bem interessante para mim nesse momento de reaprendizado alimentar.
Quando deu horário fui para a piscina.
Cheguei aqui às 10 horas, me arrumei e em seguida fui ao banco e comprar no mercado ingredientes para a secretária cozinhar amanhã para o companheiro e para mim.
Para ele comprei linguiça e paio e para mim, muito legume. Que inveja.
Fui à Pça Gen. Osório, nº 88 – Ipanema, que tem um profissional de faz exames de colesterol, glicose e também pesa e mede pressão. Fui até lá, para quando eu for aos Vigilantes do Peso, na quarta feira, eu possa ter uma referencia para poder me pesar semanalmente. Fiquei muito feliz, pois desde que estive na medica e pesei 91 kg, hoje com roupa 88,90kg, com a ressalva de 1,100kg de roupas, portanto 87,800kg. Emagreci em mais ou menos 03 semanas 03 quilos. Isso me deu uma alegria e um incentivo muito grandes. E reafirmar meu proposito de continuar nessa educação.
Almocei 01 pedacinho de carne, 01 batata, berinjela, legumes cozidos, com muita pimenta e cebola. Sendo que antes comi uma tigela de alface americana, tomate e rabanete. Sobremesa 01 laranja pera.
Fiz uma pequena sesta, mas agora estou aqui vendo o programa Sem Censura na TVBrasil, que fala sobre amor e paixão!
Tenho às 19 horas uma conferencia lá na Biblioteca Nacional e farei um lanchinho às 17 horas para diminuir a minha fome, pois sabemos que legumes e verduras não tem um tempo muito longo de saciedade.
Por falta de organização vou comer o lanche de sempre: 02 fatias de pão integral com requeijão comum, pois ainda tenho dificuldade em jogar comida fora e se eu não comer irá para o lixo, pois o companheiro não dará fim ao pote e beberei café.
Fui a conferencia e depois que terminou fomos com uns amigos até Santa Tereza. Eles beberam cervejas e eu tomei um cadinho de feijão sem torresmo. Não os acompanhei na bebida.
Quando chegamos eu ainda tive um pouco de fome, então comi uma fatia de queijo.

Amanha será outro dia. Novo desafio.











Nenhum comentário:

Postar um comentário