Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O que posso fazer para não comer tanto?

01/10/2015 – Quinto dia – Trigésima Sétima Semana de 2015.


Dicas poderosas que vão te ajudar a controlar a vontade de comer.
Identifique o motivo que te faz comer.
Toda vez que queremos mudar um hábito precisamos identificar quando ele acontece e por quê.
Em relação ao comportamento de comer demais a pessoa que está querendo mudar pode se perguntar: Quando eu normalmente tenho mais vontade de comer? Em que situações eu abandonei as minhas tentativas de emagrecer? Eu estava em uma determinada fase da vida? Estava em qual companhia? Estava experimentando um sentimento específico? O que estava pensando?
Esses questionamentos podem ajudar a identificar padrões que estão relacionados ao comportamento e as nossas dificuldades de mudar. Quando conseguirmos identificar esses padrões, saberemos quais são os nossos maiores desafios e aí podemos nos preparar para lidar com eles. Por exemplo, se uma pessoa percebe que come demais todo fim de semana quando vai almoçar na casa dos pais ela pode tentar observar o que sente antes de sair de casa, quando chega para o almoço, enquanto está na mesa, etc. Ela pode descobrir que fica angustiada antes de sair e que quando chega lá fica tensa com os conflitos familiares que sempre surgem durante esses almoços. Ela pode perceber também que com a tensão ela perde o foco e deixa de perceber o que está comendo. Quando ela identificar todos esses pontos pode se preparar para agir de uma forma diferente no próximo fim de semana, ela pode enfrentar a família, dizer o que sente, sair da mesa quando ficar incomodada e manter a atenção redobrada já que percebeu que essa é uma situação de risco para a sua RA.
Um outro exemplo seria o da pessoa que come demais em festas e comemorações. Ela pode começar a se observar quando está saindo de casa, com quais sentimentos e pensamentos ela chega em uma festa. Ela sente uma necessidade de comer tudo porque imagina que não terá oportunidade de comer todas aquelas coisas gostosas depois? Percebe que, mesmo sem vontade, ela come como se pudesse fazer um estoque de todas aquelas comidas de festa? Essa sensação de "depois eu não vou ter mais" a angustia? Ela passou por alguma privação em sua vida e isso a traumatizou? Se essa pessoa percebe que o seu jeito de comer está relacionado com algumas crenças e sentimentos ela pode dialogar consigo mesma, enfrentando por exemplo, o seu medo de ficar sem comida já que esse sentimento está muito mais ligado a fantasia do que a realidade.
Através desses exemplos percebemos como podemos nos transformar a partir do autoconhecimento. A Psicologia mostra que quando nos conhecemos conseguimos lidar melhor com as nossas dificuldades. Criar o hábito de se observar e de dialogar consigo mesmo ajuda em qualquer mudança que buscamos implementar nas nossas vidas.
Flávia Scavone – Psicóloga – CRP 06/58691


Oi pessoal! Tudo bem?
Por aqui muita dificuldade para voltar a emagrecer já que quando entrei na manutenção com o excesso de pontos, engordei. Estou tem 03 semanas pesando 67.70 gramas.
Voltei a consumir 30 pontos!!!!
Vamos ver amanhã o que acontecerá com a balança, pois hoje eu estava pesando isso.
Gosto muito da Flávia, a considero uma excelente profissional, por isso acho legal que algumas pessoas leiam essa matéria que ela escreveu sobre comer demais. Eu gostei muito, apesar que essas fomes já não tenho mais com tanta frequência.
Vou colocar um endereço para uma excelente palestra que acontecerá
Na 4ª Feira dia 14/10 às 20h nós vamos fazer, junto com a Especialista Hellen Mourão a análise do filme e do livro “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry.
Será um Encontro ao Vivo onde ela irá considerar os aspectos do Puer Aeternus, Senex e a situação explicitada no filme da relação mãe e filha e a normose da vida contemporânea.
“Le Petit Prince” ou “O Pequeno Príncipe” é uma obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. É uma obra a priori infantil, que ao longo do tempo demonstra profundo aspecto filosófico.

Acredito que será muito interessante, já que a proposta do filme é muito bacana. Relação da filha criança e a sua mãe.
Bem até a próxima postagem. Pela menos uma vez por semana estarei colocando alguma matéria que possa nos ajudar a ter uma saúde melhor.

Boa noite a tod@sss!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário