Páginas

domingo, 16 de agosto de 2015

"Dia do lixo": será que esse hábito vale a pena na reeducação alimentar?

16/08/2015 – Domingo – Primeiro dia – Trigésima primeira semana de 2015.


Segurar as rédeas da dieta de segunda a sexta-feira, só para liberar a gula no final de semana, é uma estratégia ainda muito comum de quem busca eliminar os quilinhos a mais.
Concentrar em um único dia, o consumo de todos aqueles alimentos que ficaram de fora das refeições durante a semana, para muitos é como uma grande recompensa por todo o esforço e dedicação à reeducação alimentar. E convenhamos, depois de cinco dias dentro dos pontos, extrapolar em dois no final de semana parece até justo e inofensivo, certo? Na verdade, não.
Ao se questionar se estabelecer o famoso "Dia do Lixo" é a melhor estratégia para seguir a reeducação alimentar sem sofrimento, vale a pena refletir os efeitos a longo prazo desse tipo de comportamento.
Um dia de exagero alimentar pode acontecer com qualquer um, especialmente no início da RA quando a adaptação ao novo padrão alimentar proposto demanda tempo. Sem falar que dificilmente nossa alimentação é exatamente a mesma todos os dias. No entanto, quando todo determinado dia da semana o consumo de pontos (e calorias) passa do recomendado, as chances de ganho de peso aumentam, e a dificuldade construir um hábito alimentar saudável também.
Vamos fazer algumas contas rápidas para compreender melhor. Imagine que você determinou todo sábado como o "Dia do Lixo", ou seja, esse será o dia de comer o que tem vontade e sem pensar na quantidade. Em 1 ano você terá exagerado por 52 dias. Porém, muitas vezes o final de semana inteiro é o período da jacada, então o número de dias de exagero sobe para 104. Vale a pena também incluir nessa conta datas comemorativas (aniversários, casamentos, happy hour e confraternizações) e feriados, quando a saída da rotina também favorece os excessos no consumo alimentar. Adicionando 10 feriados e 20 dias de eventos especiais chegamos a 134 dias exageros! Se decidir decretar a sexta como outro "Dia do Lixo", são mais 52 dias, o que totaliza 186 dias de jacada! Se resolver passar metade de um ano extrapolando, terá apenas a outra metade para se dedicar ao emagrecimento. Bom, parece que a dinâmica do "Dia do Lixo" não é tão inofensiva assim, não é mesmo!?
Outro fator importante dessa dinâmica é o efeito dos pontos (ou calorias) a mais sobre o emagrecimento. Em um final de semana é muito mais fácil comer além do necessário e acumular calorias, já a capacidade de economizar durante a semana não é tão simples assim. Vamos colocar na ponta do lápis novamente.
Fisiologicamente precisamos comer cerca de 7000 calorias a mais para aumentar 1kg de gordura corporal. Isso quer dizer que ao comer de 18 pontos a mais diariamente, em 10 dias você terá acumulado o suficiente para aumentar 1kg de gordura. Para gastar esses mesmos 18 pontos a mais, você provavelmente terá que suar muito a camisa na esteira.
Isso não quer dizer que é preciso que deixar de comer os alimentos gosta, mas tornar o "Dia do Lixo" um hábito certamente não contribui com a reeducação alimentar. Se deixar para comer o chocolate apenas no "Dia do Lixo", vai sempre ver o alimento como proibido, calórico e tentador. Dificilmente saberá como comê-lo sem culpa e de forma equilibrada.
Não se esqueça que para a RA, a formação de novos hábitos alimentares e o equilíbrio no consumo dos alimentos são os determinantes para um emagrecimento saudável e definitivo.
E então, o que você escolhe: comer sem limites e viver uma briga constante com a balança? Ou conviver em paz com todos os alimentos e manter o peso saudável definitivamente?
Até a próxima! Ana Carolina Icó – Nutricionista - CRN-3: 34133


Oi pessoal!!!
Boa noite!
Entrei na manutenção e como eu previa foi difícil comer tudo que é proposto, já que passei de 30 para 40 pontos.
Essa semana vou falar com as nutricionistas do DS como faço com esses excessos de pontos.
Tenho me dedicado muito a arrumar as cosias aqui no apartamento e com isso estou mais animada e envolvida com as novidades que a cada dia eu arrumo.
Só tenho a agradecer pelas bênçãos que tenho tido a cada dia na minha vida. Estou vivendo um momento muito especial e o mais legal é que não preciso de ninguém para estar completa como estou hoje.
A semana começa hoje e estou muito contente com todas as possibilidades que se abrirão, pois começo na quarta feira musculação a pedido da nutricionista. Vamos ver o que acontecerá! Good luck!!!!

Feliz semana para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário