Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Caminhada: cuidados antes e durante para quem tem sobrepeso ou obesidade.

23/10/2013 – Quarta feira – Quarto dia – Nona semana.


Excesso de peso pede cuidados com intensidade do exercício e doenças associadas
Pessoas com sobrepeso e obesidade precisam tomar alguns cuidados especiais antes de iniciar qualquer exercício físico, um deles é passar pela avaliação de um médico, de preferência um cardiologista. É realizar um check-up médico e um teste ergométrico, para se pesquisar possíveis alterações cardíacas e metabólicas, antes de iniciar um programa de caminhadas. Começar seus exercícios com os devidos cuidados cardíacos e articulares dará mais segurança aos seus exercícios.
Indivíduos com sobrepeso ou obesidade podem ter algumas limitações que precisam ser respeitadas, como osteoporose e diabetes descontrolado. Caso a pessoa tiver um desses quadros, não deve realizar qualquer atividade sem orientação, pois pode levar a sérias lesões articulares e metabólicas. Os cuidados a serem tomados precisam ser verificados por um médico e encaminhados a um profissional de educação física, para que esse possa escolher a melhor prescrição de exercícios.

Intensidade do exercício
De forma geral, deve-se iniciar o programa de caminhadas com uma rotina de exercícios pouco volumosa e com pouca intensidade, ou seja, sessões curtas e com baixo nível de dificuldade. A prescrição de exercícios leves no início do treinamento de caminhadas é baseada na pressão que as articulações sofrem.
Quando um indivíduo corre, a pressão que retorna da pisada do chão atinge as articulações como se a pessoa tivesse um peso muito maior. Uma pessoa com 100 kg recebe uma carga de pressão equivalente a 300 a 500 kg nas pernas, um verdadeiro trauma explosivo para o corpo, que deveria estar preparado para isso. Já na caminhada essa força é cerca de um terço da força de pressão da corrida, mas mesmo assim devemos tomar os devidos cuidados.

Tênis
A importância de um tênis com amortecimento fará bastante diferença na absorção dos impactos gerados nas suas caminhadas. Procure um tênis confortável e próprio para o seu peso e para caminhadas.

Escolha do terreno
No início do programa de caminhadas escolha terrenos que amortecem melhor os impactos como as gramas e pistas de carvão. Esses terrenos absorvem melhor os impactos nas caminhadas. Mas, caso não haja a possibilidade de prática nesses terrenos diminua o ritmo no asfalto ou calçada e use um bom tênis de caminhadas. Inicie em terrenos planos.

Os melhores exercícios
Os exercícios físicos mais indicados são aqueles com menor impacto articular, como por exemplo, as realizadas dentro da água (hidroginástica, natação, caminhada dentro da água), a caminhada e a musculação (iniciar com baixo volume e intensidade). É importante lembrar que os alongamentos servem para melhorar os níveis de flexibilidade dos músculos e das articulações, com isso, em longo prazo e de forma crônica, podem ser minimizados os riscos de lesões causadas pelo encurtamento excessivo dos músculos. Além disso, o alongamento serve para aliviar as tensões musculares e articulares. Eles devem ser praticados antes e depois das caminhadas.

Perceba os sinais do deu corpo
No início do programa de caminhadas vá devagar e observe o seu organismo. Sinta que está realizando um exercício físico, mas não estão agredindo seu corpo com intensidades muito elevadas suas articulações e coração. Deixe para aumentar a intensidade de suas caminhadas, conforme seu peso for diminuindo e seu condicionamento físico for melhorando, te dando mais fôlego.

Doenças associadas
Para as pessoas com diabetes e com sobrepeso ou obesidade, os cuidados são redobrados, são necessárias alguns cuidados, como avaliação médica e avaliação física, procurar um nutricionista para iniciar um programa de reeducação alimentar e iniciar com atividades de baixo volume, intensidade e impacto. Se a pessoa aplica insulina ou ingere algum remédio que estimula a produção do hormônio, é recomendável medir a glicemia antes, durante e depois das atividades.
Para os hipertensos e com sobrepeso e obesidade é extremamente importante aferir sua pressão arterial antes e após as suas caminhadas. Caso, ao aferir a pressão arterial antes da caminhada ela estiver alta, deixe o exercício para o dia seguinte e procure descansar, checar se tomou a medicação para hipertensão corretamente e caso não diminua a pressão procure um médico. O controle dos dados de pressão arterial antes e depois dos seus exercícios poderá ser útil para observar a diminuição da sua pressão arterial. No decorrer dos meses haverá a queda da pressão arterial com a prática regular de suas caminhadas.
A caminhada é um exercício fácil, prático e muito eficaz para os programas de perda de peso. Fernanda Andrade - Educação Física

Olá meus amigos e leitores!
Quero crer que eles existam, pois nunca ninguém fez nenhum comentário. Tenho esperança que qualquer hora destas, eu me surpreenda com alguém me mandando um recado ou fazendo perguntas.
Mas vamos lá.
Quarta feira é um dia muito especial para mim, pois é o dia que eu trabalho com Reiki e meu cliente é muito especial na minha vida, que me ajuda como uma filha, já que ele não tem filhos.
Acordei pouco antes das 08h00min e tomei meu tradicional café = 04 pontos.
Fui para a hidroginástica que começa as 09h00min e vou computar 09 extras para o dia de hoje.
Vejamos como cheguei a essa conclusão calculando em cima da tabela que postei no blog:
Hidroginástica 11,1 cal/min = 660 cal/50min.
Caminhada moderada 3,6 cal/min = 216 cal/50min.
Porém 660/216 = 3,05, ou seja, eu gasto 03X mais calorias na hidro do que caminhando moderadamente.
Pela tabela dos “Vigilantes do Peso”50 minutos de caminhada moderada = 03 pontos extras. Sendo 03 vezes mais = 03 x 03 = 09 pontos.
No final vou colocar a tabela, que ajudarão a todos sobre essa atividade.
Quando voltei fui cozinhar: berinjela com pimentões verdes e vermelhos com cebola e pouco óleo; refoguei legumes cortados com alho e óleo e ainda cozinhei brócolis. Para a semana estou bem em termos de comida.
Por volta das 11h00min comi uma goiaba.
Trabalhei das 11h30min até as 13h00min, pois ficamos um tempo conversando.
Almocei deliciosamente berinjela, legumes cozidos e feijão com duas fatias de linguiça = 08 pontos. Antes comi alface com limão, azeite e sal = 01 ponto. Deu-me vontade de comer uma mariola sem açúcar = 02 pontos.
Lanchei às 17h30min uma fatia de queijo minas comum com café fresquinho feito pelo companheiro = 03 pontos.
Sobraram 10 pontos.
Resolvi rever com mais cuidado alguns livros dos “Vigilantes do Peso” e encontrei o EM CASA. Que é a explicação de todo o programa.
Tem na pagina 16 17 – TRACE UMA NOVA META. Então eu registrei as minhas metas:
1)minha nova meta (10% da meta inicial) = 81,90 em 25/11/2013.
2)minha nova meta (15% da meta inicial) = 77,50 em 03/03/2014.
3)minha nova meta (20% da meta inicial) = 72,80 em 02/06/2014.
4) minha meta final (28% da meta inicial) = 65,00 em 01/06/2015
Vamos então à luta para alcançar esses objetivos.

Por volta das 21h30min eu resolvi jantar. Comi 01 xic de arroz integral 07 grãos com berinjela, legumes cozidos e brócolis 06 pontos.
Comi de sobremesa 01 goiaba e uma barrinha MILKY WAY = 03 pontos.
Sobrou ainda 01 ponto, lembrando ainda que na data de hoje só computei 02 pontos extras pela hidroginástica. Na sexta feira começo a contar os 09 pontos.
Já são mais de 23h00min e vou me deitar.

Amanhã vou acordar cedo para caminhar e as 10h00min tenho uma cliente de Reiki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário