Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comparação: O Que Acontece Quando Comemos Demais


16/10/2013 – Quarta feira – Quarto dia – Oitava semana.

O que acontece quando comemos demais de alimentos corretos e quando comemos demais de alimentos errados?

Quantas vezes na vida você já ouviu dizer que para emagrecer basta você fechar a boca e comer MENOS calorias do que você gasta?
Durante uma semana qualquer, quantas vezes você vê este tipo de dica e sugestão sendo propagadas em programas de TV, revistas, “profissionais”, governos e até por amigos ao seu redor?
MUITAS VEZES, é a resposta, certo? Agora, por que será que mesmo ouvindo isso a toda hora, a população não para de aumentar de peso e adoecer cada vez mais, ano após ano?
Por que tudo isso está, simplesmente, ERRADO!
O inglês Sam Feltham (do blog smashthefat.com) fez 2 experimentos para mostrar nitidamente que o que importa é a QUALIDADE do que se come e não a QUANTIDADE.
O Primeiro Experimento (Comendo demais de alimentos corretos)
Neste primeiro experimento, Sam passou 21 dias comendo 5800 kcal por dia sendo que seu gasto calórico é de 3600 kcal. Logo, ele passou 21 dias comendo bem acima da sua necessidade calórica.
As calorias por dia provindas de carboidratos nutritivos e de baixa carga glicêmica, proteína animal e gorduras naturais.
De acordo com toda essa história de contagem de calorias, ele deveria, ao final dos 21 dias, engordar 7.3kg.
Resultado: No final dos 21 dias, ele ganhou somente 1.3kg (ao contrário dos 7.3kg previstos) e DIMINUIU em 3 cm a medida da sua cintura!

Segundo Experimento (Comendo demais de alimentos errados)
Neste segundo experimento, Sam passou os mesmos 21 dias comendo a mesma quantidade de calorias de 5800 kcal por dia, porém, agora, provindas de alimentos de baixa qualidade e ricos em carboidratos, os quais são até vistos como saudáveis por muita gente, como: iogurte 0% gordura, pão integral, lasanha, pizza de tomate e queijo, etc.
Resultado: No final, Sam engordou incríveis 7.1kg e ganhou 9.25cm na sua cintura! Perceba o papo que ele criou ali embaixo do queixo também.

Moral Da História
Tudo não se resume à quantidade de calorias! Vale lembrar também que este experimento simples do Sam nem mesmo mediu os números no exame de sangue, os quais, bem provavelmente, se alteraram para pior, significativamente.
Essa velha e falsa ideia de que tudo se resume à quantidade de calorias ingeridas e de que não importa muito a qualidade dos alimentos é tão errada que só não enxerga mesmo quem não quer.
O triste é que, ainda com a ciência mostrando isso claramente com dezenas de estudos de altíssima qualidade e também experimentos como esse do Sam, muita gente, incluindo profissionais da saúde, continuam a propagar as ideias erradas que, pra começar, levaram a população à este estado de calamidade atual.
Está na hora de começarmos a comer alimentos reais, nutritivos, verdadeiros e que nos dão saúde e esquecermos estas aberrações alimentícias encontradas nas prateleiras dos supermercados.
Essa pode ser a diferença entre se viver uma vida longa, disposta, energética e saudável e se viver uma curta, problemática e mórbida existência!
Um grande abraço pra ti, Rodrigo.

Aqui estamos nós para a nossa narrativa diária!
Um dia de chuva e frio e uma pessoa com tosse e rouquidão, me respondam o que ela poderá fazer?
Tossi muito a noite toda e com o tempo que fazia não fui à hidroginástica.
Portanto me levantei as 09h00min da manhã e tomei meu Nescafé com 02 fatias de pão integral com pasta de ricota = 04 pontos.
No mais passei o resto da manhã entre o computador e o meu colchão que eu achei que precisava de secador de cabelo. Ficou tanto tempo ligado que acabou queimando o colchão e ele mesmo.
Para minha felicidade hoje voltaremos a dormir na cama.
Hoje meu cliente não vinha, pois foi viajar, logo fui almoçar mais cedo, às 12h30min. Comi ainda um tanto de peito de frango com cebola e pimentão e resolvi também colocar 1 xic de feijão preto com 02 rodelinhas de linguiça. Antes comi cenoura em rodelas com limão e azeite, totalizando 09 pontos. Sobremesa 01 lima da pérsia.
Um pouco depois comi 02 fatias finas de queijo minas e com 2 mariolas sem açúcar = 04 pontos.
Deitei-me um pouco após o almoço, mas infelizmente não dormi. Fiquei na preguiça!
Depois vim para o computador começar a alinhavar uma palestra que farei no dia 30/10 sobre o Livro Céu e Inferno do capítulo I a XI.
Sempre por volta das 17h00min me dá fome. Isto é fatal. Só hoje percebi que o pão estava acabando, então comi 06 biscoitos água e sal com pasta de ricota e Nescafé = 06 pontos.
E quando foi 21h00min esquentei 3 xic. de sopinha de feijão batido com couve fininha. Como foi o feijão que tinha aqui, não vou considerar a pontuação destas sopas que vendem nos bares e restaurantes. Serão computados 06 pontos. Comi depois uma fatia de mamão.
Foram então consumidos todos os 29 pontos que eu deveria comer.
Agora já é hora de dormir. Está muito frio.
Estou muito cansada e desanimada, mas bola para frente.
Fazer reeducação alimentar até ficar arraigada como rotina e com prazer, leva um bom tempo.

Boa Noite a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário