Páginas

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Dez respostas sobre alimentação para você vencer a balança


20/06/2014 – Sexta feira – Sexto dia – Vigésima Segunda Semana de 2014.

Sabatinamos uma equipe de especialistas, conte com eles e vire expert no assunto

1- O que é considerado um cardápio saudável?
A tradução de um cardápio saudável é simples, segundo Roberta. Quando a quantidade de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais estão presentes em quantidades adequadas nas refeições diárias, significa que o indivíduo sabe montar um cardápio saudável, diz ela. Basta respeitar as suas necessidades e preferências individuais, completa.

2- Como evitar a má digestão?
Alguns truques na hora de sentar à mesa são capazes de evitar o mal-estar após a comilança. Roberta ensina que comer sem pressa é uma boa tática. As refeições principais devem durar, no mínimo, 30 minutos. Controlar a quantidade de líquidos durante as refeições (não ultrapasse os 200 ml) e evitar alimentos ricos em gordura é outra investida contra a má-digestão. Vale lembrar que, se o mal-estar for crônico, é fundamental consultar um gastroenterologista. Ele vai investigar as possíveis alterações no sistema digestório.

3- É possível controlar o metabolismo?
O gasto calórico metabólico de cada pessoa varia de acordo com as próprias características pessoais, como idade, peso e altura. Mas, de acordo com Roberta, é possível controlar esse gasto ficando atento ao número de calorias ingeridas e à prática de atividade física. Para dar uma extrapoladinha no cardápio sem ver o ponteiro da balança subir, basta queimar mais calorias, se exercitando. Já quem quer emagrecer deve ingerir uma quantidade energética adequada, que seja abaixo da sua necessidade. Assim, aliando um cardápio de baixo valor calórico com atividade física, a eliminação de peso será maior.

4- Existem alimentos capazes de acelerar o metabolismo?
Alguns estudos indicam uma lista bem grande de alimentos eficientes na aceleração do metabolismo. Entre eles, destacam-se o chá, o café, o salsão, a pimenta e o gengibre. (Recheie seu cardápio com alimentos poderosos contra os quilinhos extras). No entanto, Roberta alerta que, de nada adianta tomar muitos litros de chá com o objetivo de emagrecer, se hábitos equivocados ainda fizerem parte da alimentação do dia-a-dia, como o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e carboidratos refinados ou a não ingestão de frutas, legumes e verduras.

5- Quais alimentos são benéficos na luta contra o alto colesterol?
Pessoas que apresentam colesterol elevado devem evitar alimentos ricos nesse tipo de gordura, alerta Roberta Stella. Na lista proibida para quem está sofrendo com as taxas elevadas de colesterol, a especialista cita produtos de origem animal, como leite e derivados integrais, carnes e embutidos. Além disso, vale dar preferência aos alimentos ricos em fibras. Por exemplo, frutas, legumes, verduras e cereais integrais (arroz integral, aveia, pão integral, entre outros). 
6- Caso você não consuma todos os nutrientes necessários ao organismo, é aconselhável tomar algum tipo de suplementação?
A resposta da nutricionista Vanderli Marchiori é sim. Porém, antes de apelar para os suplementos, o ideal é aprender a comer corretamente. A nutri alerta ainda que a eventual suplementação não deve tomar o lugar dos alimentos, e sim servir como complemento. A orientação de um especialista também é fundamental para evitar problemas nos rins e no fígado, principalmente.

7- Cortar os carboidratos da alimentação por um tempo pode ser prejudicial à saúde?
A restrição moderada de carboidratos deve ser feita por um período determinado, não devendo ultrapassar um ano, informa a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. Já uma alimentação com restrição total de carboidratos deve ser seguida somente sob supervisão de um profissional da saúde. Uma dieta com excesso de proteínas na alimentação pode sobrecarregar os rins e, por isso, ela deve ser constantemente avaliada, explica.

8- A carne de soja apresenta o mesmo valor nutricional da carne bovina?
Não, existem diferenças na composição nutricional, afirma a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. Enquanto 52% do valor calórico da carne bovina é composto por proteínas (o restante é de gorduras), a carne de soja tem 69% do seu valor calórico representado pelas proteínas e 27% de carboidratos. Quando o assunto é quantidade de calorias, a carne de soja sai na frente, oferecendo 300 kcal a cada 100 g. Já a mesma quantidade da carne de boi fornece 179 kcal. Para substituir, minha dica é comer, em soja, metade da quantidade que você comeria de carne bovina. Ou seja, troque um bife bovino de 100 g por 50 g de proteína texturizada de soja (PTS), aconselha a especialista.

9- Legumes crus oferecem mais nutrientes que os cozidos?
De acordo com a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, alguns nutrientes realmente são perdidos durante o cozimento, principalmente, as vitaminas hidrossolúveis, encontradas em abundância nas vitaminas do complexo B e vitamina C. No entanto, isso não significa que a ingestão dos alimentos cozidos deve ser um hábito eliminado. (Você conhece a prática alimentar que prioriza a ingestão de alimentos crus? Descubra se ela é realmente eficaz). Existem algumas medidas simples capazes de diminuir a perda de nutrientes. Sempre que possível, reutilize a água em que os legumes foram cozidos. Use-a, por exemplo, no preparo do arroz. Assim dá para reaproveitar os nutrientes que foram parar na água do cozimento, ensina a especialista.

10- Por que é recomendável trocar o leite integral pelo desnatado?
A quantidade de gordura presente em cada tipo de leite é a responsável pela grande diferença entre os dois. Por ser uma gordura de origem animal, ela é saturada e contém colesterol na composição. Considerando também que a gordura é o nutriente mais calórico, o leite desnatado tem menos calorias que a versão integral, explica a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, sobre a troca saudável.


Oi gente!
Sexta feira, ainda bem dirão uns ou que pena outros falarão.
Antes quero me explicar que achei este texto muito grande. Serão 100 questões, então resolvi apresentar 10 de cada vez. Assim todos serão capazes de ler todas.
Para mim não tem muita diferença, pois gosto de todos os dias. Só não gosto, como os cariocas, de dias nublados.
Acordei as 07:00hs para me arrumar e ir à hidroginástica. Foram 03 pontos extras.
Café da Manhã
2 unidades média de Caqui = 2
2 fatias de Pão de forma integral = 2
1 copo de Leite desnatado Parmalat = 2
2 colheres (sopa) de Queijo cottage = 1
Total: 7 
Sai da academia e fui fazer hora e aproveitei para fazer um lanchinho, pois tinha hora marcada no salão as 11:30hs.
Lanche da Manhã
2 fatias de Pão de forma integral = 2
1 unidade de Queijo processado Polenguinho = 2
1 xícara de Café sem açúcar =
Total: 4
Depois de resolver vários problemas e me aborrecer muito, coisa que não vale a pena escrever, pois o mal não merece comentário, voltei para a casa de mamãe.
Pouco tinha para eu comer.
Almoço
1 unidade média de Mexerica = 2
2 colheres (sopa) picada de Cenoura cozida = 0
2 colheres (sopa) picada de Chuchu cozido = 0
1 concha de Feijão branco cozido = 3
1 escumadeira de Arroz branco cozido = 3
1 unidade de Ovo de galinha cozido = 2
0,5 unidade pequena de Frango peito ensopado = 2
Total: 12
Estava tão cansada por causa do aborrecimento que dormi até as 18:30hs.
Levantei-me e vim para o computador e até agora a pouco, quando fui com o companheiro até o mercado.
Lanche da Tarde
4 unidades de bolacha integral de arroz = 3
4 colheres (sopa) de Queijo cottage = 2
1 colher (chá) de Café solúvel em pó = 0
Total: 5
Fomos até o mercado e ele comprou guloseimas: vinho tinto seco, queijo bola, salame e blanquete de peru.
Eu não ia beber nada, mas tenho notado desde que comecei a fazer DS que o fato de eu não acompanhar o companheiro gera um certo estresse, então as vezes eu abro mão, até porque eu gosto, e acabo bebendo no máximo 02 taças de vinho.
Jantar
Essas batatas e cebola, nada mais é que uma sopa que fiz. Ficou um pouco salgada, mas nada de ruim.
10 pedaços pequeno de Batata baroa ou mandioquinha = 5
1 unidade pequena de Cebola = 0
1 taça de Vinho tinto seco = 6
Total: 11
Lanche da Noite
3 unidades média de Uva Thompson = 0
Total: 0

Você ultrapassou sua recomendação em 1 pontos
Início do dia = +8
Pontos restantes = +7

Bem acabei furando o combinado com a nutricionista do DS de deixar 02 pontos todos os dias, mas hoje ultrapassei, mas foi por uma causa boa.
Amanhã é sábado e ainda não sei o que faremos, mas tudo bem. O que sei é que não tenho hora para me levantar.
Tomara que o dia possa ser mais calma e tranquilo que hoje. O que me cabe fazer é ir me deitar.
Durmam bem. Até amanhã

Boa noite! Bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário