Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

Dez (7) respostas sobre alimentação para você vencer a balança

29/06/2014 – Domingo – Primeiro dia – Vigésima Quarta de 2014.
  
Sabatinamos uma equipe de especialistas, conte com eles e vire expert no assunto

76- Estipular uma data para atingir a meta de emagrecimento é uma boa tática?
Segundo a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella, estipular pequenas metas pode ser uma boa, sim. Ao atingir objetivos ao longo do caminho, é como se você estivesse tendo vitórias e rumando para o objetivo final, incentiva a especialista. (Saiba o que fazer depois que os primeiros resultados da dieta começam a aparecer). Mas ela alerta para o outro lado da história. Agendar datas muito próximas para eliminação de peso pode causar frustração e desânimo, se você não conseguir chegar às metas. Isso pode, inclusive, levar à desistência do emagrecimento. Portanto, estabeleça alvos possíveis, apesar de desafiantes. Roberta conta que a média de perda de peso, por semana, é de um quilo. Mas é comum ser mais difícil eliminar os últimos excessos, afirma Roberta.

77- Por que fica mais difícil eliminar peso ao longo da dieta?
Roberta Stella, nutricionista do Minha Vida, explica que a necessidade de calorias se reduz, conforme ocorre o emagrecimento. Assim, quando o peso foi eliminado aos poucos e você nota que o ponteiro da balança ficou estável, é hora de modificar a quantidade calórica da alimentação para retomar o ritmo de eliminação de peso.

78- Se a vontade de alguma tentação é muita, é melhor ceder ou resistir?
É melhor ceder, afirma a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella. Ela explica: ficar guardando a vontade pode provocar algum descontrole mais para frente. Por isso, se bateu aquela vontade de comer chocolate, compre um bombom e mate o desejo. Mas nada de exagerar na dose ou repetir o pecado com frequência.

79- Praticar exercícios regularmente acelera o emagrecimento em quanto tempo?
Junto com outros tantos benefícios, praticar atividades físicas promove um grande gasto energético. Se você está seguindo um cardápio para redução de peso e praticando algum tipo de exercício, o déficit energético será maior. Consequentemente, a perda dos quilos extras vai ser mais rápida , informa a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella. Porém, não é possível calcular uma média de tempo comparando pessoas que fazem dieta e se exercitam e pessoas que seguem um roteiro alimentar de emagrecimento, mas não praticam nenhuma atividade física. Isso porque a quantidade de calorias gastas depende da intensidade, tempo e tipo de exercício praticado.

80- A perda de muito peso (mais de 20 kg) pode ser feita só com reeducação alimentar e exercícios físicos ou são necessários outros métodos?
É possível eliminar peso somente com reeducação alimentar, sim. No entanto, pessoas obesas, em certas ocasiões, necessitam de outros métodos de emagrecimento, como medicamentos ou intervenção cirúrgica, responde Roberta Stella, responsável pela equipe nutricional do Minha Vida. Ainda de acordo com ela, a indicação de cada método só é possível com avaliação médica. Alguns casos requerem o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais de nutrição, psicologia, psiquiatria e fisioterapia. 

81- Por conter muita gordura, o salmão pode prejudicar a dieta?
O papel da gordura no organismo é bastante mal compreendido por algumas pessoas. A gordura é um nutriente importante e não deve ser excluída da alimentação, ressalta Roberta Stella, responsável pela equipe nutricional do Minha Vida. O importante é ficar atento ao tipo de gordura que os alimentos oferecem. No salmão, as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturada são encontradas em maior quantidade do que a saturada. Isso significa que o tipo de gordura fornecido pelo salmão não é prejudicial à dieta, nem à saúde, garante a especialista. Ela detalha que entre os tipos de gordura poli-insaturadas está o ômega-3, relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares, entre outros benefícios.

82- Dá para perder gordura localizada só com reeducação alimentar?
A reeducação alimentar seguida de emagrecimento faz com que a quantidade de gordura corporal diminua. Mas é comum permanecer com um acúmulo em certas partes do corpo. A nutricionista do Minha Vida conta que, nas mulheres, a gordura tende a se acumular na região do quadril. Já os homens sofrem com a gordura localizada na região abdominal. Para aumentar a tonicidade e a quantidade de massa magra é importante que, juntamente com a mudança do padrão alimentar, haja a prática de exercícios aeróbios e localizados, dá a dica.

83- Refrigerante light prejudica a dieta?
Não. "O erro comum, no entanto, é ingerir uma quantidade muito maior de refrigerante só porque ele não contém calorias", afirma a nutricionista do Minha Vida. "É preciso tomar cuidado para não substituir a ingestão de água pela versão light da bebida gaseificada". Tome, no máximo, uma lata de refrigerante light e evite que a ingestão seja diária. Isso porque esse tipo de bebida, graças ao gás, provoca aumento da área do estômago. Além disso, a presença de ácidos está relacionada com o desenvolvimento da gastrite. Já sódio e cafeína costumam dar origem a problemas relacionados aos ossos e dentes.

84- Comer um brigadeiro, depois de uma semana seguindo a dieta rigorosamente, compromete o metabolismo (e o emagrecimento, por tabela)?
Não. Comer somente um brigadeiro após uma semana seguindo uma alimentação restrita não irá fazer com que o metabolismo se altere. "O perigo é um simples brigadeiro ser seguido de vários outros. Por isso, muito controle e determinação são importantes nessa hora para não colocar tudo a perder", diz a nutri.

85- Adoçante pode ser usado à vontade, sem risco de engordar?
Apesar de haver uma grande polêmica sobre os adoçantes, é importante lembrar que há uma recomendação de ingestão diária para cada edulcorante, como também é chamado. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece a quantidade permitida de edulcorante para cada alimento. "Como os adoçantes têm um potencial de adoçar (poder dulçor) muito alto em relação ao açúcar, não é necessário exagerar, diz Roberta. "Por apresentarem pouquíssimas calorias e serem utilizados em pouca quantidade, os adoçantes não comprometem o emagrecimento".

86- Alimentos integrais são sempre a melhor opção? Por quê?
Depende. O leite e seus derivados integrais possuem uma maior quantidade de gordura que deve ser evitada, já que a gordura é o nutriente mais calórico e, por serem alimentos de origem animal, ajudam a aumentar o nível de LDL (mau colesterol). "Nesse caso, opte pela versão desnatada ou light", sugere a especialista. Já os cereais integrais, como pão e arroz, são bem-vindos. Isso porque esses alimentos passam por um processo menor de refinação ou apresentam uma quantidade menor de produto refinado (no caso do pão integral, a quantidade de farinha integral é maior do que a de farinha refinada). "Isso significa que nutrientes como vitaminas, minerais e as fibras estão presentes em maior quantidade, quando comparados à versão tradicional, como o arroz e o pão brancos", diz Roberta. Mesmo apresentando uma quantidade calórica maior, esses alimentos acabam ajudando no processo de emagrecimento, à medida que oferecem uma sensação de saciedade mais prolongada.


Boa noite, meus amig@s!
Perdão pelo desabafo de ontem, mas eu realmente estava muito triste. Eu ainda estou, mas a vida segue e eu preciso ficar bem para que essa pessoa querida, fique feliz, pois ela me dizia que eu tinha um lindo sorriso e que nunca permitisse que alguém me fizesse triste. E eu vou homenageá-lo e nunca mais alguém me fará triste!
Bem, hoje me acordei por volta das 09:00hs, pois tinha que terminar de arrumar minhas coisas lá na minha mãe e estar aqui ao meio dia.
Café da Manhã
1 fatia de Pão de forma integral = 2
1 colher (sopa) de Leite em pó desnatado total cálcio Molico Nestlé = 1
1 colher (chá) de Café solúvel em pó = 0
2 colheres (sopa) de Queijo cottage = 1
Total: 4
Lanche da Manhã
1 unidade de Iogurte com polpa de frutas Fit Zero Itambé = 1
Total: 1
Saímos de casa ao meio dia.
Almoço
1 xícara de Agrião = 0
2 folhas média de Alface americana = 0
2 colheres (sopa) de Arroz integral cozido = 1
1 colher (sopa) cheia de Brócolis cozido = 0
1 xícara de Café sem açúcar = 0
2 unidades pequenas de Cebola = 0
1,5 concha de Feijão carioca cozido = 2
1 pedaço médio de Bacalhau cozido = 5
1 fatia de Batata doce cozida = 1
Total: 8
Lanche da Tarde - NENHUM ITEM ADICIONADO
Logo após ao almoço que foi as 13:30hs tive uma consulta com uma terapeuta para me ajudar a amainar meu coração. Foi as 16:15hs que começou.
Cheguei aqui em casa e não tinha nada para eu comer, com isso não lanchei.
E agora a pouco fui para cozinhar fazer um macarrão com molho de tomate e seleta de legumes da Olé.
Jantar
1 unidade de Sumo de limão = 0
1 unidade média de Mexerica = 2
1 prato fundo de Macarrão Penne = 9
2 colheres (sopa) cheia de Seleta de legumes em conserva = 1
1 unidade média de Mexerica poncan = 2
3 colheres (sopa) cheia de Molho de tomate peneirado = 1
Total: 15
Vou comer duas barrinhas de cereal encerará a minha noite.
Lanche da Noite
1 unidade de Barra cereal castanha e chocolate = 2
1 unidade de Barra de cereais sabor banana = 2
Total: 4


Recomendação diária = 35
Pontos ganhos com exercícios = 0
Você pode consumir = 35
Pontos restantes = 3
Saldo da semana = +5

Bem terminou a semana ontem e hoje começa outra.
Começo minha semana um pouco mais triste, mas é a vida!
Como dizia Chiquinha Gonzaga “ são as armadilhas da vida”.
Até amanhã.

Durmam bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário