Páginas

sábado, 7 de junho de 2014

Os 2 tipos de exercícios para queimar gordura. Qual o melhor? Como fazer?

06/06/2014 – Sexta feira – Sexto dia – Vigésima semana de 2014.


Bom dia! Tudo tranquilo?
Hoje, quero falar rapidamente sobre os 2 tipos de exercícios para emagrecer que você pode escolher fazer. Quero mostrar também as principais diferenças entres eles, vantagens e desvantagens e como você pode começar ao aplicá-los na prática! Combinado?
Primeiro, não é segredo pra ninguém que exercícios são necessários para uma vida saudável, energética e ativa. Aliás, exercícios também colaboram para que você envelheça no ritmo normal e não acelerado, pra que você possa ouvir mais seguido, coisas do tipo: “Nossa, você tá brincando que você tem X anos de idade, nem parece! ”. :)
Basicamente, existem 2 tipos de exercícios principais e eles são: Aeróbios e Anaeróbios.

Exercícios Aeróbios
Como o nome já diz, são exercícios que requerem o uso constante de oxigênio.
Exemplos típicos seriam caminhadas, corrida leve, bicicleta, etc.
É o tipo de exercício que você faz e consegue conversar normalmente enquanto faz.
Este tipo de exercício irá queimar, primordialmente, açúcar (glicose) nos primeiros 25 minutos de prática. Depois dos 25 minutos, o corpo irá iniciar de leve a queima de gordura (1).
Lembre-se: O corpo é uma máquina extremamente inteligente e esperta. Ele quer gastar a menor quantidade de energia possível para fazer um determinado exercício. Logo, com o tempo, o corpo consegue gastar uma quantia praticamente insignificante de energia para completar os exercícios aeróbios que você está acostumado a fazer, pois, ele se adaptou à eles.
Este tipo de exercício é ótimo para uma coisa principalmente: aliviar estresse!
Caminhar tranquilamente por aí ou andar de bicicleta em ritmo tranquilo, são atividades que ajudarão você a aliviar estresse e isso é ótimo também se você procura um emagrecimento saudável, já que com estresse baixo, você diminui a incidência do hormônio Cortisol, um dos principais hormônios que impede a queima de gordura.
Agora, o que me entristece? Simples, é ver, na academia, aquela grande quantidade de pessoas que, claramente querem emagrecer, gastando horas caminhando na esteira ou outro exercício aeróbio do gênero. Além de ser, na minha opinião, uma das coisas mais chatas do mundo de se fazer, elas não estão se ajudando muito na queima de gordura, principalmente pelos fatores que mencionei acima.
Além disso, aposto que também não estão aliviando tanto assim o estresse, já que é difícil ficar animado para ir correr em uma esteira feito rato de laboratório.
Se você já tentou focar em exercícios aeróbios para emagrecer, já deve ter experimentado a frustração de dar o seu máximo e ver que nada positivo reflete na balança no longo prazo.
Isso nos leva ao segundo tipo de exercício…

Exercícios Anaeróbios
Como o nome já diz, este tipo de exercício acontece na “ausência” de oxigênio.
Tipicamente, são exercícios de alta intensidade e curta duração (exercícios intervalados de alta intensidade).
Quando você está fazendo eles, você não consegue conversar!
Eles são intensos e, por isso, você não consegue fazê-los por longos períodos!
Esta modalidade de exercícios é versátil e pode ser aplicada em diversas situações, desde que se siga a filosofia correta: natação, saltos, agachamentos, combinações deles, etc. Você pode até mesmo praticar exercícios intervalados dentro da sua sala de estar.
A fase intensa dos exercícios nestes moldes, dura aí de 30 segundos até 1 minuto. Se você consegue fazer mais de 1 minuto, é, talvez, por que você não está fazendo o exercício de forma intensa o suficiente.
Agora, o que acontece no corpo quando você pratica este tipo de exercício?
Primeiro de tudo, ele é muito mais econômico em tempo. Você pode, em apenas 15 minutos, fazer um exercício nestes moldes que irá ajudar você a queimar gordura por até 48 horas após o exercício. Isso mesmo, queimar gordura enquanto você está, literalmente, dormindo.
Este tipo de exercício ajuda você a rejuvenescer também!
Quando você está praticando exercícios intensos intervalados, você irá sentir aquela queimação muscular.
Isso acontece por que você está demandando bastante dos seus músculos e um subproduto deste trabalho muscular é o ácido láctico. A medida que você continua a fase intensa, 30 segundos, 1 minuto, o ácido láctico vai acumulando no músculo até que você é forçado a parar, pois, a queimação está muito intensa.
O ácido láctico “retira” oxigênio do corpo, por isso, quando você para a fase intensa, você está, tipicamente, completamente sem fôlego, levando aí de 1 a 2 minutos para se recuperar. Neste tempo, o corpo processa o ácido láctico e prepara os músculos para uma nova fase intensa!
A grande vantagem deste tipo de exercícios é para quem quer emagrecer.
Como eu disse, uma sessão típica deste tipo de exercícios é curta! Ou seja, algo entre 10 a 20 minutos.
Durante este tempo de exercícios intensos, seu corpo irá, sim, queimar açúcar (glicose), primordialmente, já que é energia rápida para abastecer os músculos que estão sendo bastante demandados. Logo, seus estoques de glicogênio (armazéns de glicose) começam à serem usados.
A grande sacada vem depois do final da sessão. O seu corpo irá queimar gordura enquanto você está descansando e dormindo, não só no dia do exercício, mas, também, no dia seguinte! É a famosa pós-queima.
Para restabelecer a homeostase e reparar o que precisa ser reparado no corpo, ele estará usando estoques de gordura por até 48h depois de você ter terminado sua sessão de exercícios anaeróbios. Legal, hein?
Este é o tipo de exercício recomendado para quem quer focar em emagrecimento turbinado! Simplesmente por que este tipo de exercício tem uma base comprovada científica e realmente dão resultados.
A filosofia básica é: Fazer uma fase intensa do exercício (30s a 60s), seguida de um descanso de (1 min a 2 min), seguida de uma fase intensa (30s a 60s) e assim por diante. Daí o nome, exercícios intervalados de alta intensidade.

O que fazer na prática?
Você pode aplicar tudo isso na prática de forma simples e prazerosa.
Primeiro, o mais importante, não importa quão corretos sejam seus exercícios se você não tem primeiro um estilo de vida alimentar correto!
Se você não está comendo de forma que suporte uma queima de gordura acelerada, seus hormônios estarão desregulados e irão impedir a queima de gordura otimizada, mesmo que você se esforce ao máximo nos exercícios.
Logo, primeiro de tudo: Foque na sua alimentação e comece a praticar um estilo de vida alimentar perfeito, simples e emagrecedor.
Uma vez que sua alimentação está em ordem, você pode focar nos exercícios. É sugerido que você inclua exercícios aeróbios de baixa intensidade no seu dia-a-dia (caminhadas, etc.) para, justamente, ajudar na questão da redução do estresse, saúde cardíaca e paz mental.
Em seguida, você pode começar a praticar curtas sessões de exercícios intervalados de alta intensidade (por exemplo: 2 vezes por semana). Isso irá ajudar você a turbinar a sua queima de gordura, te rejuvenescer e te dar mais pique e disposição no dia-a-dia.
Ao decidir aplicar estas 3 coisas no seu dia-a-dia, você irá se tornar uma outra pessoa! Você irá ver uma mudança no seu peso, forma, otimismo, disposição e energia e as pessoas ao seu redor irão começar a pedir para você que raios você está fazendo! Este é um sentimento incrível!
É isso que eu chamo de um estilo de vida saudável! É algo bem mais simples e prazeroso do que é dito por aí! É sempre melhor quando focamos no que a ciência mostra ser correto e não um monte de achismos e sensacionalismos sem sentido.
Atalhos?
Agora, se você está seriamente interessad@ em começar a aplicar isso no seu dia-a-dia e poupar tempo de aprendizado. Sugiro 3 coisas:
1 – Aprenda a se alimentar de forma simples e prática, comendo o quanto quiser e quando quiser, emagrecendo continuamente, atingindo seu peso ideal e mantendo-o tranquilamente.
2 – Comece a praticar exercícios intervalados de alta intensidade com quem sabe o que faz para te ensinar.
3 – Comece a fortalecer seus músculos. Além de te darem uma forma física mais bonita e torneada, os músculos irão te manter mais saudável e acelerar seu metabolismo. Exercícios de musculação corretos são turbinadores de qualquer emagrecimento!
É isso! Espero que esta informação possa ter colaborado com sua saúde, objetivo e bem-estar! Grande abraço, Rodrigo


Boa noite pessoal!
Acabei de chegar de um curso que estou fazendo lá na Glória sobre Metafisica da Saúde.
Vou tomar uma sopa e espero chegar e não estar muito cansada para terminar esse meu diário.
Hoje como estava com muita tosse e tinha dormido pouco, não fui à academia. Portanto, numa sexta feira, sem pontos extras.
Café da Manhã
1 colher (chá) de Café solúvel em pó = 0
1 colher (sopa) de Leite em pó desnatado Elegê = 1
4 fatias de Peito de peru defumado light Sadia = 1
2 colheres (sopa) de Queijo cottage = 1
50 gramas de tapioquinha = 3
1 unidade média de Maçã Fuji = 2
Total: 8
Lanche da Manhã - NENHUM ITEM ADICIONADO
Isso aconteceu novamente porque acordei mais tarde e iria almoçar mais cedo.
Assisti a nutricionista Bruna explicar sobre alimentação antes das atividades físicas, foi boa, mas quem está com preguiça por causa do frio, não me deu muito interesse.
Assim que terminou a palestra no DS fomos almoçar.
Hoje resolvi mudar a alimentação radicalmente. Saímos da comida de todas as semanas. Há dias que dá muito desanimo. Você faz tudo direitinho e na hora de pesar, nada. Tudo igual pesei-me hoje 75,700kg.
Almoço
0,5 porção de Camarão empanado = 5
8 colheres (sopa) de Arroz à grega = 3
3 colheres (sopa) rasa de Alcaparra = 0
3 folhas média de Alface = 0
3 colheres (sopa) de Camarão cozido = 1
1 colher (sopa) cheia de Cogumelo em conserva = 0
5 unidades de Uva red globe importada = 1
Total: 10 
Lanche da Tarde
1 fatia de Pão de forma integral = 1
1 fatia de Pão de forma integral = 1
2 colheres (sopa) de Queijo cottage = 1
1 colher (sopa) de Leite em pó desnatado = 1
1 colher (chá) de Café solúvel em pó = 0
Total: 4
Resolvemos ir tomar uma sopa aqui em frente.
Não sei quantos pontos tem a sopa de feijão do local, mas calculei como se fosse feijão, linguiça, para dar uma ideia.
Jantar
5 conchas de Feijão preto cozido = 6
3 colheres (sopa) picada de Cenoura cozida = 0
1 unidade média de Mexerica = 2
0,5 unidade de Linguiça toscana Sadia = 3
Total: 11
Daqui a pouco vou comer abobora com adoçante e vou colocar uma pitadinha de quinoa, pois a melhor maneira para eu acrescentar cereal.
Lanche da Noite
4 pedaços pequenos de Abóbora cozida = 0
0,5 colher (sobremesa) de Quinoa em grãos = 1
Total: 1

Recomendação diária = 35
Pontos ganhos com exercícios = 0
Você pode consumir = 35
Pontos restantes = 1
Saldo da semana = +5

Assim que terminar de escrever e lanchar vou me deitar, pois amanhã vou acordar as 07:15hs, pois terei aula das 09:30 até 18;00hs.
Durmam bem.
Sejam felizes neste final de semana, preguiçoso e friozinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário