Páginas

domingo, 12 de janeiro de 2014

Use a criatividade na cozinha e ganhe saciedade comendo menos

11/01/2014 – Sábado – Sétimo dia – Primeira Semana de 2014.

Dá para substituir o trigo por farinha de banana e até preparar maionese de abacate

Atingir a sensação de saciedade, escolhendo os alimentos certos e na quantidade ideal, é o maior segredo das dietas que funcionam - afinal, a dificuldade não está em matar a fome depois de comer um prato de feijoada ou um sanduíche repleto de queijos e molhos, mas sim de se sentir satisfeito mesmo após um prato leve e rico em nutrientes.
As fibras encabeçam o ranking dos alimentos que mais saciam, seguidas de proteínas, gorduras e carboidratos. "Mastigar bem os alimentos e montar pratos visualmente atraentes também contribuem para que o cérebro alcance a saciedade", afirma o nutricionista Israel Adolfo, especialista em nutrição esportiva. No caso especial das fibras, vale lembrar que elas precisam ser mastigadas mais vezes e, ao formar um bolo durante a digestão, elas aceleram a liberação do hormônio da saciedade, o colecistocinina. Mas as dicas não param aí.
Existem truques eficientes também na hora do preparo dos alimentos e na decisão do que merece destaque na refeição. Se você quer montar um cardápio campeão na hora de matar a fome, sem calorias demais e sabor de menos, aproveite as dicas a seguir.

Cenoura no molho de tomate
Para tirar a acidez do molho de tomate, use uma cenoura crua ralada para substituir o açúcar. O nutrólogo da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), Roberto Navarro, explica que a cenoura é um legume rico em betacaroteno, que se converte em vitamina A e é ótimo para a visão. "O sabor adocicado deste legume permite que o molho de tomate fique ainda mais saudável", afirma. Além disso, as fibras da cenoura favorecem a sua digestão.

Macarrão de linhaça
Que tal trocar o macarrão de trigo refinado, que tem alto índice glicêmico, por macarrão de fibra de linhaça? Além de ser muito saboroso, proporciona mais saúde. O nutrólogo Roberto Navarro afirma que a fibra de linhaça diminui a velocidade de absorção de gordura pelo organismo. "A linhaça tem betaglucano, componente que regula a imunidade, protege contra o câncer de intestino e controla o colesterol", afirma. Para finalizar, o nutrólogo alerta que o trigo refinado estimula a liberação de insulina, hormônio relacionado à sensação de fome.

Bolo de banana verde
 O bolo feito com amido de banana verde é mais uma opção para substituir o trigo refinado. O nutrólogo Roberto Navarro conta que o amido de banana verde tem absorção mais lenta e, assim, não estimula tanto a liberação de insulina. "É uma boa opção para quem está de dieta ou tem diabetes", diz. O produto pode ser encontrado em casas de produtos naturais.

Pele falsa do frango
Para fugir da gordura e do colesterol presentes na pele do frango, o ideal é retirá-la. E tem como fazer isso sem torcer o nariz porque a ave fica seca ou sem gosto. O frango permanece suculento se você pincelar a superfície com gemas de ovos. "O ovo é um alimento funcional e somente 30% do colesterol dele é absorvido pelo organismo, além de contar com dois antioxidantes, a luteína e a zeaxantina", afirma o nutrólogo Roberto Navarro.

Arroz de couve-flor
A parte branca da couve-flor pode substituir o arroz o branco. A nutricionista e personal diet da Nutri & Consult, Daniela Cyrulin, assegura que esse vegetal é rico em fibras e, por isso, proporciona a saciedade. O ideal é cozinhar a couve-flor no vapor até que ela fique al dente e, depois disso, picar o máximo possível ? Para aumentar a semelhança com o arroz. Acrescente um pouco de manteiga se quiser.

Hambúrguer com cenoura e abobrinha
O hambúrguer feito com a adição de cenoura e abobrinha traz mais fibras e vitaminas, que estão ausentes na carne. "A cenoura tem betacaroteno e a abobrinha, potássio", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. Então, acrescente abobrinha e cenoura raladas à carne de hambúrguer e, para dar liga use pão integral molhado na água ou no leite de amêndoa. Faça o hambúrguer grelhado ou no forno.

Maionese de abacate
A maionese de abacate é uma opção inusitada, saborosa e nutritiva. O nutricionista Roberto Navarro explica que o óleo de abacate possui gordura monossaturada e antioxidante, o glutationa - que, na natureza, só encontrado no abacate. "Os antioxidantes previnem o envelhecimento das células, inclusive as cerebrais", diz o médico. A consultora Sueli Rutkowski, autora da receita e do livro Dicas Incríveis (Editora Master Books, 160 páginas) garante que o preparo é simples e idêntico ao da maionese comum. "Basta substituir o ovo por abacate e o óleo por uma quantidade bem menor de azeite", afirma. ÉRICA FERREIRA



Olá!
Bom dia!
Apesar de que eu deveria ter escrito ontem, mas fui a um Chá de Panela e cheguei cansada e tarde.
Ontem o dia foi intenso.
Já estou na casa de mamãe e com muitas atividades, acabei não tendo condições de escrever, mas tomei cuidado para anotar meus pontos.
No café da manhã comi pão integral e requeijão light e Nescafé = 05 pontos. Acordei com muita fome e acabei comendo uma fatia de pão a mais.
Estava com muita preguiça de ir para Ipanema, mas tomei coragem e fui.
Acho que por conta dos quase 60 anos ou por “sabotagem” esqueci meu tênis em casa. Então antes de ir para a praia passei lá no meu apartamento e o peguei.
Cheguei à praia as 10h00min.
Aluguei uma cadeira e um guarda sol.
Fiquei lendo um livro chamado – De A - Z, tudo sobre dieta de emagrecimento, Dr Alberto Cormillot. Em breve vou escrever algumas coisas que estou lendo que achei interessante. Meu projeto era estudar as matérias que fiquei de recuperação no meu curso de Biologia Molecular, mas estava muito quente. Ler o livro foi mais prazeroso e também útil.
Ir para praia é necessário organização, pois tudo que vende ou é calórico ou caro, mas num determinado momento me deu fome, então comi 02 pacotes de biscoito de polvilho = 08 pontos e um picolé de laranja = 01 ponto.
Esqueci-me de dizer que senti muita diferença comendo trigo. Eu me senti com muitos gazes. Tomara que possa voltar para minhas tapioquinhas em breve.
Por volta das 13h30min voltei para cá e almocei aqui mesmo, pois assim posso economizar, já que estou na casa de mamãe e já tinha comida pronta.
Estava preocupada, pois tinha o chá de panela e não sabia o que teria para comer, era necessário poupar pontos.
Almocei a tradicional salada alface, tomate com limão azeite e sal = 01 ponto.
Depois foram legumes cozidos, um pedaço de batata doce e carne moída = 09 pontos. Comi junto uma banana e bebi coca cola zero.
Como já estava de posse do meu tênis, fui caminhar na Lagoa.
Nesses dias que estarei por aqui vou lá para caminhar, pois Mami mora próximo da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Andei mais de 01 hora em alta intensidade, portanto poderia acrescentar aos meus pontos diários mais 12 pontos ProPontos Ativos.
Cheguei tomei um delicioso banho e fui para a festa.
Confesso que ficou difícil computar os pontos, pois tinha pão a metro, que comi 02 fatias (peite de peru, batata palha, cenoura, peito de frango), 04 colheres de sopa de mousse de queijo e tomate seco com umas 08 torradinhas de pão francês, 06 balas de alga, algumas passas secas.
Bebi coca zero, água mineral e uma capivodka sem açúcar que já é de praxe.
Como ainda tinha 15 pontos restantes do dia e pelo menos outros 15 pontos extras da semana, eu acho que não extrapolei.
Quando cheguei estava com “fome e sede”, comi um Danio de morango = 03 pontos.
Como já eram mais de 01h00min fui me deitar.
Hoje começa uma nova semana e novos desafios.
Até mais tarde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário