Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Farsa dos Sucos em Caixinha: Pouca fruta e Muito Açúcar

20/02/2014 – Quinta feira – Quinto dia – Sétima Semana de 2014.

Você bebe ou compra o suco de caixinha para os seus filhos beberem, pensando que são saudáveis? Então prepare-se para ficar chocado (a) e descobrir uma das maiores mentiras da indústria alimentícia !!!
De acordo com uma pesquisa feita pelo IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), em fevereiro de 2014, foi descoberto que os sucos e néctares consumidos pelas famílias, contém quantidades muito baixas de frutas e quantidades altíssimas de açúcares e aditivos. A campanha foi realizada com o intuito de conscientizar a população sobre o que estão consumindo, e o que fazer para conseguir mudar isso.
O IDEC testou 31 amostras de néctares de sete marcas, Activia, Camp, Dafruta, Dell Vale, Fruthos, Maguary e Sufresh, em diferentes sabores. Com o objetivo de analisar se as marcas cumprem com os requisitos expostos pelas Normativa nº 12/2004 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O resultado da amostra verificou que 10 produtos foram reprovados por não conter a quantidade de suco de frutas estabelecida por lei. Somente os sucos da marca Activia e Dell Vale foram aprovadas, todas as outras reprovadas. Ou seja, sabor de fruta, sem fruta!
A nutricionista do IDEC, Ana Paula Bortoletto, relata que as pessoas confundem néctar de frutas com suco de frutas. Suco de frutas é quando a bebida é composta somente por frutas e em alguns casos de água. O suco não pode conter substâncias estranhas.
Enquanto o néctar contém apenas uma pequena parcela de frutas e todo seu restante é composto por açúcar, aditivos, corantes e antioxidantes.
As bebidas mais reprovadas eram do sabor manga e pêssego, que de acordo com a legislação são os que deveriam conter mais concentração de suco de frutas. Todas as empresas foram notificadas pelo INDEC e também aos órgãos públicos de vigilância sanitária (ANVISA e MAPA), e de defesa do consumidor (PROCON-SP e SENACON).


No vídeo é mostrado que de acordo com a Portaria 544/1998, os sucos e refrigerantes devem conter:
- O suco de laranja e de uva, ambos de caixinha por exemplo, podem conter apenas 5% da fruta e não há limite máximo de açúcar. Os refrescos em pó contém 19 vezes mais açúcar do que fruta.
- Os refrigerantes de frutas devem conter até 10% de frutas e a quantidade que o fabricante quiser de açúcar.
Todo o resto do líquido contido nos refrigerantes de frutas são compostos por água gaseificada, açúcar, suco de laranja (ou de outras frutas), aroma sintético artificial, acidulante ácido cítrico, conservador benzoato de sódio, estabilizantes acetato isobutirato de sacarose e dioctil sulfosuccinato de sódio e corante artificial amarelo crepúsculo FCF.
- De acordo com IN 12/2003, os sucos de frutas em caixas devem conter até 10% de frutas e não há limite máximo de açúcar.
“Um estudo realizado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) comparou a quantidade de açúcares, sódio e gorduras em diversos alimentos industrializados de várias marcas. Um dos resultados observados foi que os sucos vendidos em caixinha têm mais açúcar que os refrigerantes. Em média os refrigerantes de cola ou guaraná apresentam um teor de açúcar de 10 g em um copo de 100 ml, enquanto os sucos, entre 11 g e 11,7 g, em média, dentro do mesmo recipiente.” - Nutricionista Erika Furlanetto.
Segundo o IDEC, a dica para manter a saúde da sua família é fazer os sucos em casa e de preferência não adicionar açúcar, já que as frutas são calóricas por si só, porém são calorias saudáveis necessárias ao corpo. Para quem não tem tempo de preparar sucos, consuma as frutas ao natural. Outra dica do site é preferir os sucos de frutas integrais sem açúcar e aditivos, como também a bebida mais essencial à vida, a água!
Infelizmente nos rótulos das embalagens não vem contido informações que sejam de entendimento da população, visto que nem todo mundo tem a obrigação de saber o que é Isobutirato de sacarose, por exemplo. É como uma das mães falam no vídeo:” [..] Talvez não estejam preocupados com a saúde do consumidor, e sim com os lucros.”.
Porque os fabricantes não aumentam a quantidade das frutas e diminuem os aditivos e o açúcar? O que você pode fazer pra mudar isso? Por Janaina Campos
Se você quer fazer mais pela saúde e por uma alimentação saudável associe-se ao IDEC. Saiba mais sobre essa campanha e AGITE(SE) ANTES DE BEBER. Veja como participar em: www.idec.org.br/idec
FONTE:
1- Bernadete Azevedo (Coordenadora e Docente do Curso de Nutrição do Complexo Educacional FMU)
2- Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC (idec.org.br/especial/agitese)
3- Sucos prontos: pouca fruta e muito açúcar – (gazetaonline.globo.com)
4- Foto retirada do vídeo publicado pelo IDEC (youtu.be/gOIUGWrAKPQ)


Oi amigos!
Aqui estamos nós para a descrição de um dia.
Esta quinta-feira foi ótima.
Acordei mais tarde. Já passava das 09:30hs.
O dia estava lindo. Um belo sol!
Tomei meu café de 03 pontos e fui caminhar.
Andei do posto 09 até o final do Leblon, em frente à estátua do jornalista Zózimo e voltei em 01:10 minutos, logo posso acrescentar 12 pontos proativos, já que é isso que tem na tabela, mas vou pontuar 10 pontos proativos.
Passei no mercado para comprar frutas e legumes e aproveitei e comi algumas frutas sem caroço.
Resolvi fazer um arroz branco com ervilhas em conserva. Ficou delicioso.
Hoje mudei um pouco meu cardápio.
Comi de entrada repolho meio cozido e tomate temperados com vinagre e 01 colher de sopa de maionese light = 01 ponto.
Em seguida arroz com ervilha em conserva com berinjela, abobrinha, cebola e pimentão = 10 pontos.
Dormi um pouquinho depois do almoço para descansar das minhas atividades e por preguiça, também.
Acordei e vim para o computador fazer pesquisas de interesse para meu blog, responder e-mails e ouvir boas palestras.
As 17:30hs fiz um lanche com 02 fatias de pão integral 07 grãos com 02 colheres de requeijão light e café solúvel com 01 colher de sopa de leite desnatado = 04 pontos.
Fiz algumas atividades para a minha nova atividade de secretaria do companheiro e as 21:30hs repeti meu almoço arroz com ervilha em conserva com berinjela, abobrinha, cebola e pimentão = 10 pontos.
Acho que ainda vou comer 02 bombons, pois assim termino de vez esse chocolate que tenho aqui em casa e ainda por cima posso gastar ainda meus 08 pontos proativos.
Assim que terminar a novela quero assistir o programa, bobinho, com a Fernanda Montenegro na TV Globo. Ao mesmo tempo vou ouvindo palestras, escrevendo uma aula que tive no sábado ou ainda começar a trabalhar no site que o companheiro trabalha.
Vou postar. Até amanhã.

Boa noite a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário