Páginas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Milho e sua Diversidade

18/02/2014 – Terça feira – Terceiro dia – Sétima Semana de 2014.

Farinha, fubá, óleo, pamonha, curau, cozido com sal… ele está em todas. Por isso, o milho e sua diversidade.
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apenas 5% de toda a produção nacional tem como finalidade o consumo direto pelo ser humano. A maior parte do volume cultivado é encaminhado para a criação de aves e suínos para o abate.
O Brasil é o terceiro maior produtor do grão no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, que fazem biocombustível a partir do milho, e para a China. Aqui, temos condições naturais propícias para o cultivo do milho, como a altitude e a qualidade da terra.
Quanto aos nutrientes, é super rico em fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino; vitaminas do complexo B, importantes ao sistema nervoso, ao funcionamento da tireoide e do aparelho reprodutor; vitamina C, indispensável para a absorção do ferro dos alimentos; carotenoides que protegem das doenças oftalmológicas e minerais diversos como cálcio, fósforo, ferro e zinco.
Dependendo do tipo de milho e da forma de preparo, trará benefícios diferenciados à saúde. O milho de pipoca ganha em fibras, mas nada de encher de manteiga, hein?! Já o milho verde, da pamonha, é rico em carotenoides que se transformam em vitamina A. Já o grão branco, da canjica, é forte no quesito ferro. Mas a forma que obtém a melhor qualidade nutricional é cozido.
Faz parte do grupo dos carboidratos, junto com o arroz, podendo ser seu substituto, podendo entrar na alimentação todos os dias, seja na forma de salada, refogados, cozidos e até assados.
Na hora da compra, observe se as folhas estão bem verdinhas, vivas, sem machucados e com cabelo marrom escuro. Se caso o milho estiver sem as folhas, observe se a parte inferior da espiga está afilada e macia. Os grãos devem estar em tom de amarelo claro, quase branco pois, quanto mais amarelo, indicam que estão velhos. A espiga de milho, dura, em média, uma semana, mas isso depende um pouco da qualidade da mercadoria.


Olá! Aqui estamos nós para o relato de mais um dia.
Dia cheio de atividades desde as 05:30hs, que é a hora que me acordei.
Cheguei ao hospital as 07:15hs, para isso tomei meu café com 02 fatias de pão integral 07 grãos com requeijão light e café solúvel = 03 pontos.
Hoje estava sozinha com outro colega, pois minha amiga precisou faltar no plantão do INCA. Fizemos o lanche das mães juntos.
As 09:30hs, eu já estava morta de fome.
Comi 04 bolachas de arroz com 02 polenguinhos light e café solúvel = 05 pontos.
Sai mais cedo, pois precisava fazer algumas compras.
Cheguei aqui as 12:30hs. Comi uma fatia de mamão e depois fui à feira, para comprar meus legumes e frutas, como faço toda semana.
Não sei o que aconteceu, mas estou sem vontade de comer verduras cruas.
Aliás depois de alguns meses em dieta, estou um pouco cansada e com vontade de pisar na bola e comer alguma coisa que não sei o que é.
Talvez seja mesmo uma carência, sei lá.
Tem uma caixa de chocolate aqui, estou cheia de desejo de comer uns 02 bombons ao menos. Acho que nas terças, talvez por causa do hospital, também tenho mais fome.
Comi de almoço, na volta da feira, tomate com pepino e sal, limão e azeite = 01 ponto.
Em seguida legumes cozidos, 01 xíc de arroz integral com cenoura ralada e 01 xíc de feijão carioquinha e berinjela cozida com cebola e pimentão = 10 pontos. Sobremesa mamão.
Até a hora do lanche o mesmo do café da manhã = 03 pontos, já consumi 22 pontos. Ainda tenho 04 pontos que não darão para nada e eu ainda com preguiça e cansaço, ficará mais difícil.
Às 18:30hs fui fazer minha palestra sobre Santo Agostinho, lá na Barra da Tijuca.
Levei 01 hora para chegar ao local. Mas foi legal, as pessoas são muito gentis e delicadas.
Cheguei em casa as 22:00hs e fomos jantar fora.
Comi uma sopa de feijão(5) com 01 pão francês(4), salsinha, alho torrado e bacon(2) = 11 pontos.
E agora a pouco, assim que cheguei me deu vontade de comer chocolate e quando dou a primeira mordida, não consigo parar, então comi 06 bombons pequenos = 12 pontos.
Então vamos à matemática.
11+12 – 4 = 19 pontos extras consumidos
Agora vamos nos deitar.
Amanhã estaremos aqui.

Bom dia a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário