Páginas

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Pipoca proporciona saciedade e tem ação antioxidante

17/02/2014 – Segunda feira – Segundo dia – Sétima Semana de 2014.

*Fibras e polifenóis fazem com que o alimento seja um aliado da dieta.

O milho é um dos cereais mais cultivados no mundo, além do trigo e do arroz. Sempre foi um alimento importante nas civilizações Maias, Incas e Astecas. Sua utilização na culinária é muito vasta, porém a pipoca atualmente é um dos derivados mais consumidos pelo mundo. Existem aqui na América Latina 5 tipos de milho diferentes: pipoca, duro, dentado, farináceo e doce.

Benefícios da pipoca
Em especial vamos falar sobre o milho pipoca, rico em carboidratos e principalmente fibras. Diante disso pesquisas estão sendo feitas a fim de verificar como a pipoca pode auxiliar na saúde. Estudo realizado na Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, mostrou que a casca do milho (pipoca) contém substâncias como polifenóis, que podem agir como antioxidantes inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol.
Estudiosos chegaram a publicar que a pipoca possui maiores teores de polifenóis do que frutas e verduras. A explicação é que a pipoca possui apenas 4% de água, enquanto que os polifenóis são diluídos nos 90% de água que compõe muitas frutas e verduras. Porém, devemos ter uma opinião crítica a respeito do assunto uma vez que o consumo de vegetais deve ser priorizado na alimentação por serem fontes de vitaminas como a vitamina C (laranja, acerola, morango, maracujá), carotenoides (cenoura, beterraba, manga, abóbora), entre outros nutrientes importantes para manutenção da saúde, principalmente imunológica.
O consumo de pipoca em quantidade moderada pode estar relacionado à perda de peso. Isto porque como ela possui muitas fibras aumentamos o tempo de digestão no estômago levando a uma maior saciedade no indivíduo.

Como consumir
Porém devemos nos atentar ao modo de preparo deste petisco. As mega porções comercializadas nos cinemas ou os pacotes de micro-ondas são recheados de manteiga, gordura vegetal e sal, diminuindo seus benefícios e aumentando suas implicações para um maior risco de doenças crônicas como hipercolesterolemias e hipertensão arterial.
O melhor modo de preparo é colocar em um recipiente o milho, um pouco de água e um pouco de sal. Leve ao fogo ou ao micro-ondas para estoura-las de uma forma mais saudável. Se quiser, ao finalizar o preparo, coloque ervas secas ou frescas como orégano, tomilho ou alecrim, pois a utilização destes temperos diminui a quantidade de sal utilizada.
Não existem estudos que comprovem a eficácia de trocar um jantar ou refeição noturna por uma porção de pipoca para auxiliar no emagrecimento. O ideal é que a dieta seja balanceada em todos os nutrientes a fim de manter uma perda de peso saudável e com real perda de gordura. Dietas restritivas e monótonas são prejudiciais para o organismo, podendo levar a dores de cabeça, desmaios, tonturas, queda de cabelo e unha, ressecamento de pele entre outras implicações.
Em comparação aos aspectos nutricionais verificamos que 100g de milho cozido possui 148 kcal, porém apenas 3,8 gramas de fibra alimentar, enquanto 100g de pipoca (em óleo) possui 448 kcal e 14,4 gramas de fibras, provando que a quantidade de fibras na pipoca é superior a do milho que consumimos em saladas, tortas e na espiga.
Por fim, recomenda-se que o consumo moderado de pipoca - 1 xícara (chá) de pipoca - seja feito, por exemplo, em um lanche da manhã ou da tarde em alguns dias. O objetivo é que a pipoca forneça fibras auxiliando na saciedade entre as principais refeições, além de melhorar o funcionamento intestinal e o controle sérico das gorduras sanguíneas.
Texto elaborado com a colaboração da nutricionista Karina Valentim da PB Consultoria em Nutrição.


Olá meus amigos!
Segunda feira e uma semana que se inicia e a cada dia nos aproximamos mais da festa do carnaval. E precisando me preparar para ir viajar e me manter na disciplina da reeducação alimentar.
Tenho percebido que cada dia que bebo no outro estou mais gorda. Volto para trás. Por que será? Estarei retendo liquido? Preciso ter essa informação.
Amanhã vou mandar um e-mail para o site Dieta e Saúde - http://programa.dietaesaude.com.br/
Bem vamos ao dia de hoje.
Dormi sozinha, como narrei ontem. O que foi maravilhoso, pois pude descansar muito bem. Pude me alargar na cama e o companheiro acabou de chegar agora as 22:00hs, portanto o dia também foi ótimo para eu dar aula, estudar, conversar com minha querida amiga Evani.
Acordei no horário para ir para a hidroginástica, já que com o tempo feio fiquei com preguiça de ir caminhar antes da aula.
Meu café da manhã 05 pontos.
A aula foi tão intensa que poderia acrescentar mais de 04 pontos proativos, mas só posso considerar o que vale mesmo.
Hoje dei aula de Reiki as 11:00hs, mas antes comi 01 tomate com limão e sal e 01 laranja pera, pois sabia que iria almoçar bem mais tarde.
A aula foi muito produtiva e gostosa.
A segunda parte será na quarta-feira dia 19/02 às 18:00hs.
Comecei a almoçar as 14:30hs comendo antes uma deliciosa salada de agrião (mais talos que folhas) com limão, sal e azeite = 01 ponto.
Em seguida legumes cozidos, 01 xíc de arroz integral com cenoura ralada e 01 xíc de feijão carioquinha e berinjela cozida com cebola e pimentão = 10 pontos.
Terminei de almoçar quase na hora de fechar o banco, então fui correndo para pagar a conta.
Fiz algumas compras de alimentos sem glúten.
Chegando aqui conversei com amigos no Skype.
Quando foi 18:00hs lanchei: 03 pães de forma integral com grãos e 03 colheres de sopa de requeijão light e café solúvel com 01 colher de sopa de leite em pó = 06 pontos.
Por volta das 21:30hs comi um pouco menos que no almoço legumes cozidos, arroz integral com cenoura ralada e feijão carioquinha e uma fatia de mamão = 08 pontos.
Empatou comecei com 30 pontos e gastei todos eles.
São 22:30hs e já vou postar, pois tenho que terminar minha palestra de amanhã.
E como preciso acordar cedo. Daqui a pouco vou dormir.

Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário