Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Couve, o bife vegetal.

16/09/2013 – segunda feira – segundo dia da – quarta semana.

A couve está sendo chamada de bife vegetal pelo seu poder, mesmo grandioso, de nutrição. Comparada com outras verduras, está num patamar muito superior quando o tema são proteínas. Em tempos de revolução “verde”, onde ambientalistas defendem a redução da criação de animais (já que este seguimento da agroindústria é tido como um dos maiores contribuintes para o aquecimento global), onde é cada vez maior o número de vegetarianos, e também dos defensores de uma alimentação mais saudável, há alimentos que estão recebendo o título de comida do futuro.
Por causa disso, as investigações científicas vêm centrando-se em descobrir quais são os vegetais que podem suprir a alimentação do ser humano de uma maneira mais completa, principalmente em proteínas. Como resultado, a couve já é chamada de bife verde. Além de ser totalmente capaz de suprir o organismo com as proteínas necessárias, contém um arsenal de nutrientes, que são fundamentais para a manutenção da saúde.

Nutrição completa
Inflamações como artrite, doença cardíaca, entre outras condições autoimunes, estão associadas ao consumo de produtos animais. A couve, assim, é uma excelente alternativa, não só para substituir o consumo de carne (para os vegetarianos), como para que o organismo não sofra deficiência de proteínas (para aqueles que querem descansar o corpo do bife diário). Sendo um dos principais alimentos anti-inflamatórios no reino vegetal, é potencialmente indicada para prevenir, e até mesmo reverter essas doenças.
Por cada caloria, uma folha de couve possui mais ferro que um bife, e mais cálcio que o leite. Contêm grande riqueza em fibra, que é um macronutriente (leia-se que é uma necessidade diária do corpo humano). Quantidade insuficiente de fibras é uma das principais causas de desordens no aparato digestivo.
Alimentos ricos em proteína animal, como a carne, possuem pouca, ou quase nenhuma fibra. Já uma porção média de couve garante 5% da ingestão diária recomendada.
Se um pedaço de carne, normalmente, o que fornece são gorduras saturadas, a couve é rica em Ácidos Graxos Ômega 3, onde a porção média contém 121 miligramas de Ômega 3 e também Ômega 6. É rica em carotenóides e flavonóides, que são antioxidantes.
Os defensores do desenvolvimento sustentável do planeta, e os adeptos da comida saudável e orgânica, apontam outro motivo para que a couve substitua a carne: Couve cresce com facilidade em quase todos os tipos de clima, o cultivo é relativamente simples, seja numa fazenda, seja em casa. Por outro lado, para que se produza 1 quilo de carne bovina são necessários 16 quilos de grãos, 11 vezes mais a utilização de combustível fóssil, e cerca de 2.400 litros de água. Se apesar desta enorme diferença no custo de produção, e de todos os benefícios nutricionais, seu cérebro está achando difícil construir a imagem mental de um churrasco de couve, calma.
Enquanto a realidade do planeta permitir que as comidas do futuro não sejam obrigação, basta apenas incrementar o consumo deste vegetal, pelo menos para primar pela saúde. Gislaine Rabelo - www.outramedicina.com

Olá galera!
Ainda bem que já estamos no final de segunda feira. Poucas são as pessoas que eu conheço que efetivamente goste deste segundo dia da semana que nós achamos que é primeiro.
Acordei as 06h25min e tomei meu café = 03 pontos e fui caminhar com minha enteada que está passando férias aqui em casa.
Caminhamos até o posto 12 em mais ou menos uma hora, logo consegui 05 pontos extras.
Logo após chegarmos, nos trocamos e fomos para a praia.
O dia estava maravilhoso, sem nenhuma nuvem. Céu azul lindíssimo.
Deveria ter levado algo para comer, mas não me organizei, só bebi 250 ml de água de coco = 01 ponto.
Quando foi 12h30min estava tarada de fome, então sai da praia e vim almoçar.
Comi um pouquinho de frango, com legumes cozidos e abobora com alho = 02 pontos.
Ainda comi alface com rabanete = 01 ponto.
Depois do almoço fui ao banco e recarregar meu cartão bilhete único de ônibus e voltei.
Fiz uns acertos para uma aula que farei na quarta feira e resolvemos ir até a praia apreciar o por do sol.
Porém antes de sair às 17h30min comi 03 pães de forma com uma mistura de cottage e pasta de soja e bebi Nescafé, computei = 05 pontos.
Comi as 19h00min comi um pouco de pipoca = 02 pontos.
Quando foi às 21h30min comi um miojo light com berinjela e queijo ralado e comi uva = 09 pontos.
Agora são 22h52min já estou me arrumando para me deitar, pois amanhã vou acordar as 05h30min. Por que tenho Hemorrio – consulta na dermatologia.
Acaba que não comi todos os pontos hoje, mas não estou com fome.
A melhor noticia para mim hoje foi que minha pressão as 15h00min estava 12,5 por 7,5 e pesei 900 gramas a menos.
UM VIVA PARA MIM!!!!
Já emagreci em um pouco mais de um mês 3900 gr.

Boa noite, bom dia, boa tarde para todos que lerem essa minha historia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário