Páginas

sábado, 28 de setembro de 2013

RINITE

27/09/2013 – Sexta feira – sexto dia – quinta semana.

Salve Cosme e Damião!

*ABALAR-SE PELAS CONFUSÕES DO AMBIENTE
*NÃO SE PERMITIR ERRAR
*ADOTAR UM COMPORTAMENTO EXEMPLAR

Inflamação da mucosa nasal, decorrente da ação de vírus, bactérias ou alérgenos.
Dentro de uma visão metafísica, a rinite está relacionada com o fato de a pessoa se abalar pela atmosfera do ambiente em que vive. Ela se irrita facilmente por qualquer coisa que acontece à sua volta, principalmente com a forma de os outros pensarem e agirem.
Numa fase de instabilidade financeira da família, atritos no lar e risco de separação dos pais, ocorre uma série de perturbações. Isso provoca medo e insegurança em relação ao futuro. Situações dessa natureza afetam qualquer pessoa. No entanto, aquele que tem rinite é quem mais sofre as consequências emocionais. A desestabilização interior reflete no corpo, tornando as fossas nasais vulneráveis às inflamações.
O isolamento é frequente nas pessoas afetadas pela rinite. Elas geralmente não expressam o que sentem, se fecham em seu mundo, demonstrando uma aparente indiferença ao que está acontecendo, quando, na verdade, a situação tempestuosa abala profundamente suas bases emocionais.
Geralmente se sentem culpados por tudo que acontece de ruim ao seu redor. Não são todos os casos de rinite que estão associados à culpa. Algumas pessoas se rebelam contra os outros, tornando-se revoltadas.
Além desses fatores que afetam quem sofre de rinite, a causa metafísica do problema está no desejo de ser uma pessoa exemplar. Exige de si uma postura modelo perante aqueles que o cercam. Quer ser o melhor em tudo. Não se permite errar. Costuma ser egocêntrico, deseja que tudo gire em torno de si e aspira ser o centro das atenções.
Existem algumas situações que propiciam o surgimento dessas condutas. Frases como: "Você não pode errar" e "Você tem que dar o exemplo para seus irmãos".
Vale lembrar que esses fatores influenciaram, porém não foram determinantes para que a pessoa se tornasse assim. Ela própria é a responsável por ter reagido desse modo frente às cobranças. Tudo que passou apenas reforçou nela a tendência a essa postura indevida que desencadeia a somatização da rinite.
Somente a própria pessoa pode avaliar o quanto sofre por essa atitude inadequada que assumiu na vida. Isso gera um excesso de expectativa, bem como uma sobrecarga de atividade, promovendo um grande desgaste físico e psíquico.
Para reverter esse processo é necessário mudar seus valores, abandonar certas crenças e deixar de se sentir o pivô das desditas alheias, como também parar com a mania de atribuir a si as melhores qualidades. Lembre-se: existe muita gente boa e até melhor do que você em certos aspectos, porém isso não deve fazê-lo sentir-se menor. Você é você e não precisa provar nada a ninguém. Apenas assuma essa postura de integridade e não dependa da aprovação dos outros.
Existem vários tipos de rinite, entre elas a aguda, a crônica e a alérgica. Cada uma delas tem uma peculiaridade física e metafísica, como segue.
Rinite aguda. E a manifestação habitual do resfriado comum. Em alguns casos os vírus causam a coriza comumente interpretada como o início de um resfriado; em outros, a rinite aguda é desencadeada por reações alérgicas.
O que caracteriza a postura interna da pessoa que desenvolve a rinite aguda são os pequenos machucados provenientes de seu meio, que geram crenças estereotipadas.
Outra situação muito comum na manifestação dessa rinite está relacionada à vida profissional. Ao sentir-se traída, a pessoa fica traumatizada. Quando começa a trabalhar numa nova empresa, fica alerta e desconfiada com os colegas. Para ela, a aproximação dos outros é encarada como uma "jogada" para prejudicá-la. Nessa fase, pode-se desenvolver a rinite aguda.
Rinite crônica. Provoca obstrução nasal com secreção mucopurulenta. Apresenta atrofia da mucosa e formação de crostas exalando mau cheiro. Outras causas da rinite crônica são a sinusite purulenta e o desvio do septo nasal.
Toda doença crônica está relacionada à persistência no padrão metafísico causador daquela disfunção orgânica. Assim sendo, a rinite crônica demonstra rigidez. A pessoa teima em manter as mesmas crenças desenvolvidas ao longo da vida. Não tem muita vontade de se relacionar com os outros, como se já estivesse cansada de ficar em constante alerta ao que pode acontecer no ambiente. O mau cheiro provocado por esse tipo de rinite demonstra o desejo inconsciente de distanciar os outros, ou ainda de se poupar das intrigas.
Rinite alérgica. E decorrente da união de um alérgeno do anticorpo específico na mucosa nasal, liberando substâncias que geram o aumento na produção de muco, inchaço da mucosa e vasodilatação. Clinicamente se observam obstrução, prurido e corrimento nasal, acompanhados de espirros, ronco e respiração bucal.
O principal alérgeno é o pó domiciliar. Raramente pelos de animais e esporos de fungos são desencadeadores de crises alérgicas. Fatores externos, como mudanças bruscas de temperatura, poluentes, fumo e álcool, são agressões da mucosa respiratória, podendo agravar o quadro. O mecanismo de hipersensibilidade a esses alérgenos resulta na liberação de substância que estimula a produção de anticorpos.
No âmbito metafísico, toda alergia está relacionada a um estado de alerta às situações que se relacionam ao fator alérgeno. No caso da rinite alérgica, revela-se uma mania de perseguição que desencadeia na pessoa um constante estado de alerta ao que pode acontecer à sua volta. Toda a sua capacidade para solucionar prováveis contratempos é negada. Desse modo, os conflitos internos sobrepõem seu poder de agir diante das situações, fazendo-a sentir-se impotente.
Algumas características de comportamentos que você vem alimentando intensificam sua vulnerabilidade à manifestação da rinite alérgica, tais como: manter suas emoções bloqueadas, não expressar livremente o que sente; ficar retraído perante os outros e agir contrariamente às suas ideias. Tudo isso acentua ainda mais a insegurança e o medo em relação ao futuro ou ao desfecho de uma situação.


Pessoal! Vamos continuar, depois dos relatos de ontem. Vamos ao dia movimentado de hoje.
Hoje o tema de apresentação por “pura coincidência” é sobre rinite e como vocês devem ter lido estou desde a semana passada com problemas alérgicos ou rinite alérgica.
Eu já tinha escolhido e estão salvos alguns temas na ordem que estão. Não mudei e nem escolhi nada. Tudo está sendo de tal maneira que eu posso e devo meditar sobre o que posto.
Na semana que vem no dia 02/10/2013, nós iremos viajar para Santiago do Chile e Buenos Aires, como acho que já mencionei. Mas tem uma decisão que tomo agora. Vou estudar uma maneira de mudar meu café da manhã. Está muito pobre esse repetição semanalmente.
O despertador tocou as 07h30min e em seguida tomei café. Com 02 fatias de pão integral com 02 CS de requeijão light e Nescafé com 01 CS de leite de soja em pó = 04 pontos.
Um tempo depois fui caminhar até posto 11. Como fui a uma intensidade baixa, dai computei 04 pontos extras.
Foi uma ótima e linda manhã.
Resolvi chamar a mamãe para irmos comer camarão no restaurante Vivenda do Camarão no Shopping Rio Sul. Foi ótimo nosso almoço.
Depois de comer 02 xic de macarrão pene (12) com molho de creme de palmito com camarão (08) e bebemos soda zero.= 20 pontos.
De lá fomos até a Policlínica de Botafogo para eu fazer uma consulta na clinica de otorrinolaringologia.
Fiquei muito triste porque soube que antigo medico que me tratei há muitos anos atrás e só deixei de ir lá, pois nunca tinha vaga, havia morrido na terça feira.
De lá viemos para cá, para que Mami pudesse pegar as sandálias que contratei para ela levar na nossa viagem.
Antes de ir para o Centro Espírita Boa Nova fiz um lanchinho comendo 20 biscoitos integrais Jasmim com Nescafé = 03 pontos.
A reunião foi muito boa, apesar de eu ter tido uma crise bem forte de tosse. Mas as pessoas que lá trabalham são muito generosas e me deram o maior apoio. E no final deu tudo certinho. Estou bem melhor depois de ter tomado a medicação
Por volta das 22h20min comi 03 pães integrais com requeijão light, tomate, cebola, orégano, pimenta e mostarda. Coloquei no forno para parecer pizza. Isso totalizou 06 pontos. Bebi água tônica zero.
Agora a pouco comi uma barrinha de chocolate meio amargo, 25 g e com isso utilizei 04 pontos extras da semana.
Agora está terminando Saramandaia e em seguida irei me deitar. Contando que terei uma boa noite de sono e amanha cedo vou a agencia de viagem CVC buscar as nossas passagens.
Quero também poder caminhar para ter uns pontinhos extras e principalmente para ter mais saúde e pode emagrecer durinha.

Lá vamos nós para um merecido descanso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário