Páginas

domingo, 1 de setembro de 2013

Dicas para controlar a fome

                                             01/09/2013 – Domingo                   

Dificuldade em controlar a fome, você não está sozinho.
De acordo com Cynthia G. Last, PhD, autora do livro Os 5 Motivos Pelos Quais Comemos Demais - a chave é entender o que faz você sucumbir.
1)O primeiro passo é saber se você está usando a comida para se sentir melhor. Será que seus amigos e familiares já perceberam isso? A Dra. Last alerta: “O tédio que parece nunca terminar pode fazer parte de uma depressão.” Se você acha que pode ser seu caso, consulte seu médico.
“Caso contrário, seu maior problema pode ser seus hábitos. Ou algo que você costuma fazer por puro prazer” diz ela.
A nutricionista Samantha Heller, RD, da Clínica da Universidade de Medicina de New York, afirma: “Comer quando você está entediada pode ser um sinal de estresse – você tem tantas coisas pra fazer que come para evitar fazê-las.”
“Se você entender o que leva você a comer, estará preparada para lidar com a situação, quando ela acontecer”, prossegue Heller.
2)O segundo passo é bolar um plano.
Como? Veja as seguintes sugestões:

Analise seus hábitos. Quando é que a comilança se torna um problema para você? Durante a semana? À noite? Se você sabe quando a fome e a ansiedade vão atacar, estará mais bem preparada para a batalha.

Prepare algumas alternativas. Planeje o que você vai fazer da próxima vez que estiver entediada ou estressada. “Faça uma lista de alternativas por escrito”, sugere Last. “Tenha sempre esta lista com você para que possa consultá-la na hora da necessidade.”
Certifique-se de que sua lista contém atividades que você gosta de fazer (uma lista com atividades chatas, claro, não funcionará). Inclua uma variedade de coisas para cobrir as diversas horas do dia. E não se esqueça de incluir itens que ajudarão você a atingir sua meta de peso.
Aqui vai nossa lista de 15 alternativas em vez de comer:

Com 10 minutos disponíveis.
1)Anote todos os alimentos que você comeu no dia, e seus PONTOS.
2)Componha uma lista de alimentos saudáveis que você deve comprar.
3)Agende sua próxima atividade física.
4)Prepare bastante chá de ervas.

Com 30 minutos disponíveis.
1.     Faça uma caminhada.
2.     Consulte as últimas semanas do seu Jornal Pessoal. Identifique as semanas de sucesso e repita.
3.     Visite o site do Vigilantes do Peso e conheça as novidades – receitas, dicas e outras informações.
4.     Escreva em sua agenda ou diário: como você se sente sobre seu emagrecimento até hoje? O que você não consegue atingir?
5.     Leia um livro.

Com mais de uma hora disponível.
6.     Procure receitas novas e saudáveis.
7.     Organize seu armário. Retire roupas largas e grandes, ou faça uma doação para instituição de caridade.
8.     Faça um passeio mais longo de bicicleta.
9.     Comece algum projeto que utilize as mãos: arte plástica, tricô, costura e etc. são atividades que ocupam as mãos e no final dão um lindo resultado.
10.    Passe a tarde no museu ou visitando uma exposição local. Isso tirará você de casa e fará com que caminhe um pouco. Existe maneira melhor de tirar a mente da comida que absorvendo um pouco de cultura?
Agora, faça a sua lista de alternativas. Como inspiração, utilize a nossa. A única coisa que você tem a perder são alguns quilos!

Pare. “Assim que sentem a sensação de ‘estar com fome’, as pessoas se condicionaram a comer”, diz Noralyn Wilson, RD, porta-voz da Associação Dietética Americana (ADA). Wilson alerta que, fazendo isso, “obedecemos a um falso sentido de que estamos com fome”. Portanto, se você corre para comer mesmo quando não está com fome, como pode saber quando realmente precisa de comida? Quando você começar a sentir fome, beba um copo d’água ou faça alguma atividade, e espere a sensação voltar. Aí então, você vai aprender a distinguir quando está de fato com fome e quando seus sentimentos estão tentando enganá-la. Por outro lado, é importante não deixar que a fome aumente a ponto de você exagerar na hora de comer! Tente sempre manter um equilíbrio.
Olhe. “Quando você está comendo... coma”, diz Wilson. Não tente fazer várias atividades ao mesmo tempo. Concentrada num documento em sua mesa, ou assistindo televisão, você pode se distrair daquilo que importa; que é suprir seu corpo com nutrientes. Portanto, coma devagar, pense no que está comendo. “A dilatação do estômago demora a registrar”, diz Noralyn, “então, se você comer rápido demais, pode ultrapassar o limite da saciedade sem perceber”.
Escute. Se você está comendo uma refeição equilibrada – ou seja, um prato de 20 cm, recheado pela metade com verduras e legumes, a outra metade com uma carne magra e um carboidrato como arroz – você deveria se satisfazer, assegura Wilson. Mas se você pensa em repetir, faça uma pausa de 20 minutos. Assim, dará tempo para avaliar se seu corpo realmente está com fome. “Dê uma volta, se concentre num jogo qualquer, arrume a cozinha, qualquer coisa para se distrair da comida”, sugere. “A comida ainda vai estar lá quando você voltar”, ela lembra, e “você pode sempre pegar mais”.
Sinta. “É muito fácil confundir fome física com fome emocional e saciedade”, diz Cynthia Sass, RD, porta-voz da ADA e autora do livro Sua Dieta Está Me Deixando Louco1.
Se fatores emocionais levam você a comer mais do que o esperado, Sass sugere manter um diário pessoal, que a ajude a entender melhor as emoções que provocam os exageros. Ela sugere as seguintes perguntas que podem ajudá-la a entender melhor estas emoções:
“Por que você comeu aquele alimento?” Você queria realmente saboreá-lo ou estava sentindo tédio, obrigação? Ou porque estava chateada/nervosa/ansiosa?
“Por que parou de comer?” Você parou porque estava satisfeita, porque terminou tudo no prato, ou porque comeu a quantidade estipulada na embalagem como sendo uma porção?
“Por que comeu?” Você estava mesmo com fome, ou estava tentando acabar com o tédio ou alguma outra situação emocional?
Quando você começar a entender as emoções que a levam a comer, diz Sass, então poderá identificar novas respostas além da comida. “Comida é gostosa; comer é gostoso; e a maioria das pessoas terá que tentar várias abordagens antes de encontrar aquilo que as faz sentir bem, além da comida.”

Não vai acontecer da noite para o dia, mas, com um pouco de esforço, os sinais que seu corpo lhe envia poderão ser claramente entendidos. Portanto, reconhecer os sinais do corpo faz toda a diferença no sucesso do emagrecimento e numa vida mais saudável.

Olá!

Tinha me planejado para hoje, colocar em dia, o meu diário alimentar e com isso escrever todos os meus pontos gastos a cada consumo de algum alimento.
Infelizmente ontem fui ao médico para avaliar uma dor que estou no braço esquerdo e para minha surpresa tive que colocar tipoia e estou com restrição médica para vários usos, então nos próximos dias terei que ficar imóvel, em repouso.
Mas vou todos os dias colocar uma matéria sobre dieta, saúde, receitas ou alimentos.
Estou no esforço diariamente para emagrecer.
Vamos que vamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário