Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

BRÔNQUIOS & PULMÕES

29/09/2013 – Domingo – primeiro dia – sexta semana.


RELAÇÃO ENTRE O INTERNO E O MEIO EXTERNO
INTERAÇÃO HARMONIOSA COM O AMBIENTE

Os dois brônquios primários derivam da bifurcação da traqueia e se ramificam em brônquios cada vez menos calibrosos, até chegarem aos bronquíolos e alvéolos, conduzindo assim o ar do meio externo para o interno.
Os brônquios são dutos por onde é absorvida a vida, que é representada pelo ar inspirado. Também por eles passam os conteúdos provenientes do interior do organismo, sendo, portanto, uma via de expressão da natureza íntima do ser no ambiente.
No âmbito metafísico, os brônquios correspondem às relações interpessoais e à interação harmoniosa entre o mundo interno e o meio externo.
De maneira informal, os brônquios são chamados de árvore brônquica. Essa relação exemplifica bem sua função. Comparando-os a uma árvore cujas extremidades das folhas estariam relacionadas com a região nasal e suas raízes com os bronquíolos, pode-se dizer que é no tronco de uma árvore que passam tanto os elementos extraídos pelas raízes quanto aqueles absorvidos pelas folhas.
Uma árvore se torna forte quando há uma boa absorção dos raios luminosos e do dióxido de carbono, que é realizada pelas folhas. No organismo, esse processo estaria relacionado com o ar inspirado. Os elementos vitais absorvidos pelas raízes da árvore são distribuídos até as folhas, passando pelo tronco. Analogamente, as sensações produzidas no interior do indivíduo são externalizadas para o ambiente, passando pelos brônquios.
Os brônquios representam o sincronismo entre as emoções e os pensamentos, que modelam a expressão dos desejos e vontades. A maneira como você aprendeu a lidar com as situações do ambiente e seu comportamento influencia as funções brônquicas.
Quem tem habilidade de conviver harmoniosamente, acatando os fatores externos e se integrando ao ambiente, é bem-sucedido nas relações interpessoais. Sabe o momento certo de intervir e como o fazer, e consequentemente mantêm as funções brônquicas saudáveis.
Aqueles que não conseguem manter o equilíbrio, por não serem receptíveis nem expressivos, poderão apresentar comprometimentos nos brônquios. A relação problemática não significa apenas ser reprimido. Inclui também os comportamentos exagerados, com o propósito de chamar a atenção dos outros.
Domingo chuvoso, frio e preguiçoso. Mas eu desde que acordei não parei.
As 05h20min da manhã me deu um forte acesso de tosse. Levantei-me para beber água e colocar o remédio no nariz, que é para ser de 04 em 04 horas.
Parece mentira tinha tudo para dar certo neste dia, mas desde a madrugada não dormi mais.
Quando pensei que poderia voltar para a cama depois de tomar meu café da manhã de 03 pontos, para varias, meu amigo de Campinas me chamou para conversarmos, ai eu perdi o sono de vez.
Ele fez a gentiliza de ir buscar meus papeis para eu anexar no processo de aposentadoria. Mas essa papelada deve demorar muito. Quando voltar da viagem eu irei ao INSS para ver quais serão os procedimentos daqui para frente.
Ficamos conversando um bom tempo, depois ele foi tomar café e eu fui me arrumar, pois iria sair. Mas qual o que a pessoa sofreu uma queda e o compromisso foi adiado, mais uma vez.
Ontem já havia pedido a Manu se o seu filho poderia dar uma olhadinha no meu tablete.
Então como o compromisso foi adiado fui até sua casa por volta de 12h30min.
Para minha tristeza o meu aparelho é versão 3.2 e é antigo. Não consegui fazer alteração, então talvez nos dias que estiver viajando, senão conseguir escrever pelo note do companheiro, ficarei sem escrever aqui no blog, pois não há recurso de programas para tal atividade.
Resolvemos após as tentativas em vão com o computador ir almoçar num restaurante de produtos naturais.
Anotei tudo o que comi e fiquei até preocupada que tivesse extrapolado nos pontos, mas que nada. Estava tudo demais certinho.
Eram mais ou menos 13h30min: cogumelo, 01 ovo (02), brócolis, vagem, grão de bico (04), berinjela, broto de lentilha, tomate seco e alcaparras e bebi ½ coca zero = 06 pontos.
Depois fomos passear na feira Hippie, que precisava comprar uma bolsa mochila e uma carteira. Deu tudo certo. Achei exatamente como eu queria; as duas peças.
Fiquei lendo e-mails, escrevendo e arrumando algumas coisas até que meu amigo me chamou de novo para conversar , só que desta vez estava junto a netinha linda e muito minha amiga, a Sofia.
Conversamos um bom tempo. Ela foi me contando as novidades até a hora que foram comer uvas passas, então ficou sem vontade de continuar o papo.
Ela sempre me alegra quando conversamos. Tem apenas quase 03 anos e já é uma mocinha.
As 17h33min bateu uma fome danada, então precisei me alimentar com urgência. Repeti o café da manhã, porém substitui o Nescafé por cappuccino (02) = 05 pontos.
Quando foi depois das 18h00min o companheiro chegou de Brasília. Conversamos e quando foi mais ou menos 21h00min fomos até o barzinho para comer.
Bebi 03 xic de sopa de feijão (06) com alho e um pão francês (04). O total foi de 10 pontos.
Ainda com fome comi uma fatia de pão integral com requeijão light = 02 pontos.
São 00h00min e ainda me restam 03 pontos.
O dia foi bem interessante com relação à comida. Tive a impressão que comi muito, mas na realidade o que aconteceu que me alimentei adequadamente.
Vou me deitar. Estou bem cansada.
Amanhã tenho muitas atividades, pois só terei 02 dias para arrumar tudo para a viagem.
Durmamos todos bem!
Inté!


Nenhum comentário:

Postar um comentário