Páginas

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O sabor da vida depende de quem tempera.

06/10/2014 – Segunda feira – Segundo dia – Trigésima Sétima Semana de 2014.



Aproveite cada mordida...
Desacelere e saboreie sua comida (e coma menos!)
Ter prazer ao saborear uma refeição não está apenas no sabor dos alimentos isoladamente.
Outros elementos entram em cena: o aroma da sua comida, suas cores e formas, se está consistente ou crocante – e até mesmo sua aparência! Se o filé chegar suculento à sua mesa, você ficará com água na boca (nem tanto se parecer uma sola de sapato).
Deixe-se envolver por uma refeição com todos os seus sentidos – não apenas usando suas papilas gustativas –, e é provável que você saia da mesa se sentindo mais satisfeito mesmo se comer menos do que comeria se devorasse sua comida sem prestar atenção, afirmou Lilian Cheung, diretora de Promoção da Saúde e Comunicação do Departamento de Nutrição de Harvard e autora de Savor: Mindful Eating, Mindful Life (Sabor: alimentação consciente, vida consciente). Isso ocorre porque você comerá sem pressa, dando ao seu corpo tempo para que envie um sinal ao seu cérebro avisando que você já está satisfeito. Pode levar 20 minutos ou mais para que a mensagem
“Estou satisfeito” seja registrada; devore sua comida e você com certeza nem perceberá o momento da saciedade porque sua cabeça não está acompanhando seu estômago.
As pesquisas confirmam isso: em um estudo, mulheres que fizeram uma refeição tranquila ingeriram em média 70 calorias a menos do que mulheres que realizaram uma refeição rapidamente. Aquelas que comeram mais lentamente também relataram terem se sentido mais satisfeitas.
Mesmo se tiver que encaixar uma refeição em sua agenda, você também pode encontrar maneiras de aguçar todos os seus sentidos. Veja algumas dicas:
• Ao jantar fora, invoque o amante de arte que há em você e observe como as frutas e os legumes são coloridos em contraste com o tom creme da massa ou do frango; como os alimentos foram fatiados ou picados e dispostos ou empilhados; como o molho foi regado, banhado ou respingado no prato.
• Em casa, deixe que seu artista interior invada sua cozinha: digamos que você esteja fazendo um filé de peixe assado com batatas cozidas e brócolis cozidos ao vapor. Coloque as batatas amassadas ao fundo, cobrindo-as com o peixe, disponha os brócolis ao lado e polvilhe ervas picadas sobre o prato todo para deixá-lo mais alegre. Limpe as laterais do prato com uma toalha de papel, decore com uma fatia de limão e voilà, uma refeição simples para o deleite de seus olhos.
• Antes de dar uma garfada, identifique cada prato na mesa (ou cada item em seu sanduíche ou salada), até mesmo dizendo-os em voz alta. Isso pode ajudá-lo a voltar sua atenção e apreciação para a comida.
• Mesmo se for aquela tigela de aveia de todas as manhãs, trate a primeira colherada como se fosse a primeira vez que está comendo aquilo. Saboreie o alimento em sua boca e perceba como os sabores contrastam. Você pode escolher nuances deliciosas de alimentos comuns (“Nossa, nunca havia percebido como o picante da rúcula era delicioso! ”). Durante a refeição, dê pequenas garfadas e observe se isso ajuda você a comer menos.
• Preste atenção nos sons que apetecem o paladar – o pop! popop! Da pipoca no fogão, o crunch ao morder uma maçã fresca, o som quase engraçado ao sugar uma sopa quente. Busque sua forma de fazer alguns ruídos com os alimentos também: quebre o biscoito ou parta o talo do temperinho verde em dois antes de colocá-lo no molho; coloque cubos de gelo no copo de água para que tilinte cada vez que der um gole.
Monte uma mesa bonita de encher os olhos – e demore-se saboreando sua refeição.
• Algumas pesquisas descobriram que as pessoas se sentem mais satisfeitas após comerem alimentos que possuem aromas mais apurados e podem, até mesmo, comer uma menor quantidade de um alimento que tem um aroma forte (e agradável). Coloque seu olfato para funcionar antes de abrir sua boca – observe o aroma doce de uma banana recém-descascada, o picante de uma xícara de chá de gengibre, a maravilha que é um queijo derretido na torradeira.
• A textura também é importante. Reserve um momento para saborear o alimento em sua boca – a sensação cremosa do iogurte enquanto ele desliza pela língua, a espessura do molho madeira, a forma como uma fatia de laranja explode ao dar uma mordida e libera um suco doce e pedacinhos da polpa. Dê mais sabor a suas refeições para torná-las mais interessantes
Sirva uma taça de vinho ou um copo de água com gás com limão – a cena, o sabor e o aroma podem aprimorar os alimentos que você está comendo.
Troca inteligente
Motivos para trocar o café pelo chá
Ambos possuem cafeína, mas o café possui duas vezes mais cafeína que o chá. Recomenda-se o chá-verde e o chá-branco, pois o tempo e a temperatura de infusão são menores, reduzindo assim a liberação de cafeína, diferentemente do chá-preto.
• Ao tomarmos café, nosso sistema circulatório absorve diretamente a cafeína, aumentando a circulação do sangue e a pulsação, dando-nos a sensação de estarmos despertos.
• Seus dentes também agradecem a ingestão de chá em vez de café; o primeiro é uma fonte natural de fluorido, que auxilia na manutenção bucal e fortalece o esmalte dos dentes. E, como todos sabemos, o café mancha os dentes, deixando-os amarelados.
• O café em grande quantidade pode afetar seu sistema digestivo, causando gastrite e úlcera. Já as infusões herbais são utilizadas no tratamento de muitas doenças.
• O chá-verde também ajuda a reduzir o nível de colesterol ruim.
Mas, se você não consegue abrir mão do cafezinho mesmo assim, tente intercalá-lo com chá e adicione um pouco de leite (neste caso, conte as unidades ProPontos) ou canela em pó ao café e bon appétit!


Olá pessoal!
Tudo bem por aí?
Acordei as 08:00hs, pois tinha hidroginástica e com isso mais 03 pontos extras.
Café da Manhã
1 unidade de Pão francês integral = 3
1 fatia de Pão de forma integral light Plus Vita = 1
3 colheres (sopa) de Queijo cottage = 1
1 colher (chá) de Café solúvel em pó = 0
1 colher (sopa) de Leite em pó desnatado Glória = 1
Total: 6
Sempre é muito bom fazer essas aulas, não só por causa da ginastica mas também pelo papo com minhas colegas. É uma fofocada, muito divertido. Relax total.
Cheguei e fiquei esperando o porteiro Sr. Luzie que voltou a trabalhar no prédio.
Lanche da Manhã
1 unidade média de Banana nanica = 1
Total: 1
Ele acabou chegando perto do almoço e com isso comemos juntos.
Ele sua marmita e eu minhas comidinhas de RA.
Almoço
2 escumadeiras de Arroz integral cozido = 5
2 conchas de Feijão carioca cozido = 2
1 Porções de legumes cozidos = 1
5 folhas média de Alface americana = 0
1 unidade de Sumo de limão = 0
2 unidades de Ameixa vermelha = 0
2 pires de Brócolis cozido = 0
Total: 8
Depois de comer fui à dentista.
Eu qualquer dia morro por causa da dívida que nunca termina. A cada semana é uma novidade. Quando penso que a dívida diminui, ela volta.
Na volta comprei um purificador de água e amanhã Sr. Luzie irá instalar.
Lanche da Tarde
1 unidade de Pão francês integral = 3
3 colheres (sopa) de Queijo cottage = 1
1 colher (chá) de Café solúvel em pó = 0
0,5 colher (sopa) de Leite em pó desnatado Glória = 0
Total: 4
Conversei com a Evani. Matamos as saudades e fizemos nossos lamentos, ela por causa do tio e por causa da mamãe, irmão e cunhada.
Jantar
4 fatias de Pão de forma integral light Plus Vita = 4
4 colheres (sopa) ralada de Cenoura crua = 0
6 fatias fina de Blanquet de peru light Sadia = 1
3 colheres (sopa) de Queijo cottage = 1
1 unidade média de Goiaba vermelha = 1
1 colher de Pasta de Soja sabor cenoura e cebolinha Puro Sabor = 1
Total: 8
Lanche da Noite
1 unidade média de Banana nanica = 1
1 colher (sopa) de Semente de chia = 1
1 unidade de Barrinha Ritter Banana e Cobertura Chocolate = 3
Total: 5
Agora converso com uma nova paquera de São João de Meriti que tem um site, que é rádio e jornal ao mesmo tempo. Já é coroa e viúvo como eu e sem filhos. Seu nome é Luiz.
Amanhã tenho plantão e daqui a pouco vou me deitar.
Boa noite a todos.

Durmam bem e até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário