Páginas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Maionese: Vilã da dieta?

25/01/2015 – Domingo – Primeiro dia – Quarta Semana de 2015.


Quando o assunto é alimentação, não gostamos de estabelecer uma relação do tipo “bom x ruim”, “liberado x proibido”, “mocinho x vilão”…
Infelizmente, isso é muito comum de ocorrer. Mas, somos contra justamente por que entendemos que a alimentação seja feita do balanço final do que comemos em um dia, em uma semana, em um mês… Ou seja, é um resultado cumulativo de hábitos que cultivamos a longo prazo.
Então, mais do que crucificar ou endeusar um alimento, devemos prestar atenção na QUANTIDADE e na FREQUÊNCIA do consumo dele.
A maionese já foi considerada inimiga da saúde e das dietas. Extremamente calórica e rica em gorduras, a maionese estava no topo da lista dos alimentos maléficos ao colesterol.
Mas de tempos para cá, as receitas mudaram (e muito!), restringido a quantidade de calorias e gorduras ruins por porção. A maionese industrializada pode sim ser fonte de gorduras benéficas vindas do óleo vegetal.
Atualmente, o processo de fabricação da maionese pelas indústrias foi alterado, diminuindo a concentração de óleo e ovos e aumentando a de água na composição.
Injusta, a fama da maionese pode ser fruto das antigas receitas e, principalmente, da versão caseira. Em casa, o condimento é preparado com muito mais óleo, ovos, gorduras e, claro, calorias. Para se ter ideia, o número de calorias da maionese caseira dobra em relação à industrial: 76 cal. por uma colher de sopa da caseira e 40 cal. pela mesma medida da industrializada.
No entanto, para quem quer emagrecer, o consumo de maionese deve ser MODERADO e INTERCALADO com outras fontes de gorduras boas, como azeite extra virgem, óleo de canola e frutas oleaginosas.
Na atual composição e consumida moderadamente, a maionese industrializada não oferece riscos. Ela não apresenta grandes quantidades de colesterol e gorduras saturadas, mas ingerida em excesso, pode elevar o colesterol total e o ruim (LDL).
O condimento possui gorduras boas, monoinsaturadas e poli-insaturadas, além dos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, essenciais ao bom funcionamento do organismo e absorção de vitaminas.
Fique atenta aos cuidados com a refrigeração da maionese. E, no caso da versão caseira, atenção redobrada quanto à contaminação pela bactéria salmonela, promovida pelos ovos crus usados na receita.
Bruna Pinheiro - Nutricionista Dieta e Saúde - CRN-3 35001


Boa noite amig@s!
Estou cansada e sem vontade de escrever.
Saí de manhã para caminhar, depois almocei e fui a uma consulta as 15:00hs.
Ao chegar por volta das 16:30hs estava com sono, então tirei um cochilo, quando minha amiga Lili telefonou para convidar a mim e a Manu para um café, pois ela queria me dar um livro de aniversário. E vamos combinar que ganhar presente é sempre muito bom.
Depois vim para cá e até agora a pouco fiquei conversando com minha amiga Evani.
Agora para minha surpresa, na Bandeirante está acontecendo o concurso de Miss Universo, quem diria!
Deveria ter comido os pontos extras da semana, mas não consegui. Talvez seja por isso que estou com dificuldade de emagrecer esses últimos 05 quilos.

Recomendação diária = 30
Pontos ganhos com exercícios = 4
Você pode consumir = 34
Pontos restantes = 1
Saldo da semana = +7

Durmam bem.
Uma linda semana para nós e chegamos a última semana de janeiro.
Tenho muitas coisas para fazer amanhã, a começar pela hidroginástica de manhã.

Boa a noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário