Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

As propriedades nutricionais da berinjela

01/05/2014 – Quinta feira – Quinto dia – Décima quinta semana de 2014.

O alimento contribui para a diminuição do colesterol, ajuda quem tem diabetes e possui outros benefícios para a saúde
A berinjela é um legume que contém a seguinte composição: vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibra solúvel. A niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Enquanto os minerais cálcio, fósforo e ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.
Poucas pessoas sabem, contudo, que ela é um vegetal com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético. 
A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de ventre.

Diabetes, colesterol e a berinjela
Dietas com alto teor de fibra alimentar têm apresentado resultados positivos em relação a tolerância à glicose, redução de hiperglicemia pós-prandial e taxa secretória de insulina em indivíduos diabéticos. A fração da fibra solúvel, que está presente na berinjela, é apontada como responsável por estes efeitos fisiológicos benéficos e vários mecanismos têm sido propostos para explicar sua ação. A alteração na velocidade de difusão da glicose, devido à formação de gel no lúmem intestinal é um deles. Já a alteração na estrutura da mucosa intestinal, com rarefação das criptas e vilosidades da mucosa intestinal e aumento da produção de mucina, que atua como uma barreira à absorção de glicose, é outro. 
Atualmente, o extrato e o suco de berinjela, têm sido utilizados para diminuir as taxas de colesterol e de colesterol ruim, LDL. A produção de ácidos graxos de cadeia curta, como o acetato e o propionato, em decorrência da fermentação da fibra solúvel pelas bactérias do cólon, também exercem efeitos na diminuição das taxas de glicose e colesterol sanguíneo. O acetato inibe a lipólise do tecido adiposo que é responsável pelo excesso de ácidos graxos livres que chega ao fígado e acarreta a produção de acetoacetato em indivíduos diabéticos. 
Diversos trabalhos científicos tem verificado se dietas ricas em berinjela apresentam efeito hipoglicêmico e uma melhora a tolerância à glicose, e se a presença de fibra solúvel (pectina solúvel) é um fator determinante nestes efeitos. Dietas ricas em berinjela apresentam efeito hipoglicêmico, e contribuem para o retardamento de absorção da glicose pós-prandial e a fração fibra solúvel está correlacionada com estes efeitos.
Experimentos realizados com a utilização de berinjela com casca e sem casca, e de casca de berinjela por um período de 42 dias. A glicose sanguínea foi determinada no início do experimento e aos 13, 21, 34 e 42 dias. Os testes orais de tolerância à glicose (TOTG) foram realizados no final do experimento.
Os resultados mostraram que as rações à base de farinha de berinjela com casca e de casca de berinjela apresentaram redução nos níveis de glicose. Este efeito não foi significativo para a ração à base de farinha de berinjela sem casca. Os animais do grupo com diabetes que receberam ração à base de berinjela com casca apresentaram menor área sob a curva de glicose, do que os dos grupos controle (ração à base de caseína e de berinjela com casca) e do que o do grupo diabético que recebeu a ração de caseína. Este efeito não foi observado nos animais que receberam ração à base de berinjela sem casca e casca de berinjela.
Estes resultados indicam a presença de um composto responsável pelo efeito hipoglicêmico na casca de berinjela e que a pectina solúvel da ração não foi suficiente para promover tal efeito, mas que a administração contínua de pectina solúvel contribuiu para a melhora da TOTG. 
Experimentos mostraram que o suco de berinjela administrado a pacientes hipercolesterolêmicos, reduziu significantemente o peso corpóreo, o colesterol total, o colesterol ruim, LDL, e os triglicérides, assim como aumentou o relaxamento dependente do endotélio, melhorando a pressão arterial. 

Compra, armazenamento e preparo
Na hora da compra, deve-se dar preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa. As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por duas semanas. As pessoas tem o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo, mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas propriedades nutritivas. O período de safra da berinjela vai de janeiro a maio. 


Olá pessoal!
Final de feriado – Dia do Trabalhador.
Espero que todos tenhamos tido um lindo dia de descanso e de disciplina na alimentação.
Para mim foi um ótimo dia e pude almoçar com a mamãe, trocando o dia de amanhã por hoje.
Sai para ir ao mercado e almoçar num restaurante que as vezes nos almoçamos para comer salmão, já que mamãe queria comer esse peixe bem calórico.
Vamos ao meu diário de pontos sem exercícios.

Café da Manhã

1 colher (chá) de Café solúvel em pó Nescafé tradição = 0
2 colher (sopa) de Requeijão cremoso light = 4
1 fatia de Pão de forma integral 7 grãos light = 1
1 fatia de Pão de forma integral 9 grãos = 1
Total: 6
Lanche da Manhã = 0. Isso porque eu acordei muito tarde.
Por volta das 13:00hs fomos almoçar.
Almoço
4 unidade média de Alface = 0
1 colher (sopa) ralada de Beterraba crua = 0
1 xícara(s) (café) de Café sem açúcar = 0
2 fatia média de Cebola = 0
2 colher (sopa) ralada de Cenoura crua = 0
1 fatia média de Mamão formosa = 2
1 filé pequeno de Peixe salmão grelhado = 7
1 unidade de Sumo de limão = 0
3 rodela de Tomate = 0
5 colher (sopa) picada de Brócolis refogado = 1
Total: 14
Lanche da Tarde
4 unidade de bolacha integral de arroz = 3
1 colher (chá) de Café solúvel em pó = 0
2 unidade de Queijo processado Polenguinho light = 2
Total: 5 
Jantar
3 colher (sopa) picada de Abóbora cozida = 0
2 escumadeira pequena de Arroz integral 7 cereais cru Ráris = 5
1 unidade pequena de Banana maçã = 1
3 colher (sopa) cheia de Berinjela cozida = 0
1 escumadeira pequena de Beterraba cozida = 0
2 fatia média de Cebola = 0
1 colher (sopa) picada de Cenoura cozida = 0
1 pedaço grande de Chuchu cozido = 0
2 colher (sopa) cheia de Ervilha enlatada = 1
2 fatia de Blanquete de peru light Sadia = 1
Total: 8 
Lanche da Noite
3 pedaço médio de Abóbora cozida = 1
Total: 1
Bem agora vou dar uma saída com o companheiro. Pretendo não beber nada e nem mesmo comer.
Boa noite a todos.

Até amanhã 

Nenhum comentário:

Postar um comentário